Categorias preparam dia de lutas para 14/09

Notícias

Nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, professores, técnicos e estudantes farão o Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência. Haverá em vários estados do Brasil atos e mobilizações para combater as medidas de retrocesso que o governo impõe para a classe trabalhadora, em uma manobra que retira direitos históricos e coloca a conta da crise econômica nas costas da população.

Além do ANDES-SN, entidades sindicais do setor da educação federal como a Fasubra e o Sinasefe também participarão da mobilização, que contará com presença de outros sindicatos do setor público e privado, centrais sindicais e movimentos populares. A informação é que metalúrgicos de todo o país preparam uma forte resistência nas ruas e nas fábricas para barrar os ataques do governo federal.

Em Sergipe, a ADUFS, o SINTUFS e a mobilização estudantil atuarão em conjunto para alertar a população da necessidade de combater esses ataques. Pela manhã, haverá paralisação com café da manhã e panfletagem na entrada da UFS, em um ato coordenado pela ADUFS. No mesmo horário, o SINTUFS coordenará uma mobilização com panfletagem na frente do Hospital Universitário. No turno da tarde, a partir das 14h, as entidades e centrais se reunirão em um grande ato público no Centro da cidade, na esquina do Calçadão João Pessoa com a Rua Laranjeiras.

No dia 14 de setembro, as categorias intensificarão esforços na luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, da contrarreforma da Previdência; o Programa de Desligamento Voluntário (PDV); pela revogação das leis da Reforma Trabalhista, da Terceirização e da Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela os gastos públicos por 20 anos.

A data de mobilização, 14 de setembro, foi apontada na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, no dia 18 de agosto, a partir da reunião ampliada do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que encaminhou pela realização de um dia de lutas em setembro em defesa dos serviços públicos e em oposição às contrarreformas.

O Dia Nacional de Lutas também foi aprovado na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, que ocorreu de 1 a 3 de setembro, em São Paulo (SP), e incorporado no calendário de lutas da Central.

*Fonte: com informações do ANDES-SN

Veja também