Assembleia aprova mobilização para combater fascismo

Notícias

Seguindo as orientações do ANDES-SN e diante da conjuntura atual, os professores e professoras presentes na assembleia ocorrida na tarde da terça-feira (16) aprovaram encaminhar a construção da unidade das organizações para defender a democracia, os direitos, a universidade pública e combater o fascismo.

Uma rodada de assembleias com caráter de urgência está acontecendo nas seções sindicais pelo país para debater os encaminhamentos do sindicato nacional frente à onda retrógrada e violenta que está sendo difundida, alastrando discurso de ódio, fascismo, misoginia, racismo, xenofobia, lgbtfobia e todas as outras formas de hierarquização e subalternização dos seres humanos.

Segundo texto político aprovado na reunião conjunta dos setores das IFES e das IEES/IMES do ANDES-SN, ocorrida no dia 09 de outubro: “A atual conjuntura eleitoral exige de nosso sindicato uma posição, pois a realidade vivida hoje é distinta das conjunturas anteriores e merece de nós um posicionamento contundente contra todo e qualquer arbítrio que coloque em risco as poucas liberdades democráticas conquistadas por meio da luta da classe trabalhadora”.

Nesse sentido, aprovou-se na assembleia da ADUFS integrar as organizações, ou seja, as entidades, movimentos sociais, sindicatos, movimento estudantil, movimento de mulheres, negros e negras, indígenas e LGBTT, para construir frentes antifascistas. Representantes do SINTUFS e do DEC estiveram presentes na assembleia para informar sobre as deliberações de suas respectivas bases e reforçar apoio à mobilização. As entidades irão se reunir para definir o calendário de atividades.

Aprovou-se ainda trazer para a ADUFS um palestrante com o intuito de fomentar o debate entre a comunidade acadêmica sobre as ameaças do fascismo à democracia. A ADUFS também vai incorporar em seu calendário as atividades já programadas com essa temática. Confira a programação:

SEMINÁRIO A UFS CONTRA O FASCISMO - PROGRAMAÇÃO 23 E 24 DE OUTUBRO

23/10/2018

Às 19h no auditório da Did. V - DEMOCRACIA VERSUS FASCISMO: UMA ANÁLISE DA CONJUNTURA BRASILEIRA

Com Célia Costa Cardoso (DHI/UFS); Paulo Roberto Felix (DSS/UFS) e Romero Venâncio (DFL/UFS).

24/10/2018

Às 19h no auditório da ADUFS/UFS O BRASIL, A DEMOCRACIA E A AMEAÇA FASCISTA

Com Luis Felipe Miguel (UnB).

PROMOÇÃO: ADUFS SINTUFS COMITÊ UFS CONTRA O FASCISMO

Veja também