ANDES aprova participação em plenária nacional contra reforma da Previdência

Sindicato Nacional
Presidente da ADUFS, Airton Souza faz intervenção durante o 38o Congresso Nacional do ANDES-SN (Roberto Oliveira/ADUFS)
Presidente da ADUFS, Airton Souza faz intervenção durante o 38o Congresso Nacional do ANDES-SN (Roberto Oliveira/ADUFS)

*Com informações da ADUFPA

O ANDES-SN vai participar da plenária nacional das centrais sindicais contra a reforma da Previdência, que será realizada no próximo dia 20 de fevereiro, em São Paulo, defendendo a necessidade de uma nova greve geral no Brasil. 

A resolução foi aprovada na última quinta-feira (31), durante plenária do 38º Congresso do ANDES-SN, que acontece ao longo da semana em Belém (PA) e reúne mais de 600 professores. 

Segundo a professora da UFRJ Sara Granemann, que estuda há mais de 20 anos o tema, o discurso de que a Previdência é deficitária é uma falácia. "O discurso do déficit serve apenas para privatizar. Se fosse deficitária não seria objeto de privatização constante. A Previdência é atacada porque é a mais importante política social a aglutinar recursos", afirmou Granemann à ADUFS. 

Os delegados do Congresso também aprovaram a participação na construção da Greve Internacional das Mulheres, no dia 8 de março, indicando paralisação da categoria nesse dia. 

Outro tema importante da plenária foi a perseguição de movimentos e lutadores sociais. Os professores deliberaram que o ANDES-SN deve ampliar a mobilização contra a criminalização de movimentos sindicais e populares, contra as prisões arbitrárias de militantes e pela libertação de todos os presos políticos.

Para o presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, as deliberações da plenária apontam para o fortalecimento da unidade da classe trabalhadora para o enfrentamento dos retrocessos representados pelo governo Bolsonaro, como a nova proposta de reforma da Previdência. 

“O Congresso está sendo um momento de debate aprofundado sobre a situação da categoria docente na perspectiva do classismo. Podemos afirmar que é um momento histórico pela sua pauta e tamanho, o que nos anima dentro das possibilidades de construção da unidade”, afirmou o presidente do ANDES-SN.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/ 

Veja também