Projeto Viver Zen cuida de professores e servidores da ADUFS; conheça

Notícias
Projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia proporciona Reiki, Auriculoterapia, Massagem Terapêutica e Meditação (ADUFS)
Projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia proporciona Reiki, Auriculoterapia, Massagem Terapêutica e Meditação (ADUFS)

Toda terça-feira, das 14h às 18h no auditório da ADUFS, acontece o Viver Zen: Projeto de Promoção de Qualidade de Vida do Servidor da ADUFS.

Ligado ao Departamento de Fisioterapia e coordenado pela professora Maria Goretti Fernandes, o projeto visa cuidar da saúde dos professores da UFS e servidores do sindicato.

Gratuito, o Viver Zen conta com a parceria do Movimento Popular de Saúde (MOPS) e outros departamentos da UFS, como de Educação Física. Ele traz práticas integrativas em saúde como Reiki, Auriculoterapia, Massagem Terapêutica e Meditação.

Segundo a coordenadora do projeto, o nível de estresse entre os professores é elevado - o que contribui para a piora da saúde da categoria.

“Muitos professores vão para a sala de aula estressados e saem mais ainda. O nível de Síndrome de Burnout, de cansaço, de exaustão, é muito alto. Os professores são alguns dos principais atingidos. Muitos ficam desmotivados, desacreditados, irritados, sentem dores que migram pelo corpo, enxaqueca, azia, tensão muscular, má digestão”, conta Maria Goretti Fernandes.

“Essa síndrome afeta os componentes físico, emocional, psíquico e comportamental. Então na fisioterapia a gente faz uma ressignificação do corpo e da mente, trabalhando o autocuidado para lidar com o estresse e não o levar para sala de aula. A gente usa as práticas integrativas que são usadas em várias partes do mundo”, acrescenta.

A iniciativa existe há três anos e já atendeu mais de 900 professores. Em média, por terça, passam de 25 a 30 pessoas pelo auditório da ADUFS para receber os tratamentos, mas o objetivo é que esse número cresça. “A gente quer trazer o professor”, conclui Maria Goretti Fernandes.

Para mais informações sobre o Projeto Viver Zen, favor entrar em contato com o número: (79) 991647344.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

Veja também