PEAC promove lançamento do CD "Samba de Coco da Ilha"

Notícias
Mestras da cultura popular, Madá e Adelaide dão voz ao CD
Mestras da cultura popular, Madá e Adelaide dão voz ao CD "Samba de Coco da Ilha" (Divulgação/ PEAC)

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) promove a partir das 16h do próximo sábado (16), no povoado Ilha Grande, em São Cristóvão, o lançamento do CD “Samba de Coco da Ilha” – na voz das mestras da cultura popular Madá e Adelaide.

Gravado com recursos do PEAC, que é ligado à UFS, a obra procura valorizar os saberes tradicionais da comunidade da Ilha Grande através dos cânticos ancestrais. Os temas versam sobre o amor, o alimento que se produz, o trabalho que se realiza em comunidade e o modo de vida que teima em resistir na defesa de seu território.

“A gente brincava de samba de coco desde criança. Nossos pais, nossos avós tocavam e a gente fazia rodas. De uns tempos pra cá, essa tradição vinha acabando, mas com o CD voltamos a dançar. Tem sido bom demais voltar a viver o samba da gente”, relembra a mestra Madá, que também é pescadora e artesã.

Em nota de divulgação do lançamento do CD, o PEAC explica que o samba de coco é um dos meios de fomentação da memória dos nossos povos tradicionais.

“Herdado da cultura indígena e com forte influência africana, o samba de coco pulsa vivo entre os povos e comunidades tradicionais de Sergipe. Caracterizado pela dança em roda e pelo uso de instrumentos de percussão como o tambor, a caceteira e a onça, o samba de coco traz para o centro da música e da dança as mestras da cultura popular e o poder da oralidade de manter acesa a chama da memória”, destaca o comunicado. 

PEAC
O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) é um programa de educação ambiental desenvolvido pela UFS por exigência do licenciamento ambiental federal para exploração de petróleo e gás offshore na bacia Sergipe/Alagoas. Ele alcança 95 comunidades de toda a costa sergipana e do Conde e Jandaíra, na Bahia, abrangendo 12 municípios.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

 

 

Veja também