Adufs marca presença na reunião nacional da Fonasefe

Notícias
Plenário da reunião nacional da Fonasefe ficou lotado (Beatriz Freitas/ADUFS)
Plenário da reunião nacional da Fonasefe ficou lotado (Beatriz Freitas/ADUFS)

No último domingo (17), em Brasília, a ADUFS marcou presença na reunião nacional da Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos). O sindicato foi representado pela diretora executiva e administrativa, Beatriz Freitas.

Assim como já havia acontecido no 38º Congresso Nacional do ANDES-SN, a proposta de luta para 2019 foi votada por consenso, simbolizando o chamado à unidade que todos os setores sociais e políticos têm feito diante dos ataques do governo Bolsonaro aos servidores públicos.

O principal mote aprovado foi uma campanha nacional contra a reforma da Previdência. Três centrais sindicais, CSP-Conlutas, CUT e CTB estiveram presentes, além de 13 entidades sindicais nacionais e diversos sindicatos estaduais. Cerca de 350 servidores participaram da atividade.

Segundo Beatriz Freitas, um dos pontos altos do encontro foi o debate sobre a Previdência Social, que instrumentalizou a militância presente com dados e informações sobre a proposta de reforma ventilada pelo governo Bolsonaro – e que deve ser apresentada ao Congresso nos próximos dias. “É muito pior do que a gente imaginava”, denuncia a diretora da ADUFS. “Não tem negociação com essa proposta e com esse governo. É não à reforma da Previdência!”, conclui.

“O objetivo é organizar a campanha nos locais de trabalho, nas ruas, nos aeroportos, no Congresso Nacional e nos estados para barrar a reforma de Jair Bolsonaro”, acrescenta Gibran Jordão, da CSP-Conlutas.

Outro ponto importante da reunião foi sobre a construção unitária das mobilizações para o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, também aprovada por consenso.

Além da ADUFS e do ANDES-SN, marcaram presença na reunião da Fonasefe entidades como, ANFFA-Sindical, ASFOC-SN, ASMETRO-SN, ASSIBGE-SN, CONDSEF, CSP-CONLUTAS, FASUBRA, FENAJUFE, FENAPRF, FENASPS, SINAIT, SINAL, Sinasefe, SINDCT, SINDIFISCO-Nacional, SINDIRECEITA, SINTBACEN e UNACON NACIONAL.

Confira o calendário de lutas aprovado

19 de fevereiro – Construção e participação no lançamento do Fórum Sindical, Popular e das Juventudes de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas.

 20 de fevereiro – Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, na Praça da Sé, centro de São Paulo. Dia nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública com atividades nos estados.

8 de março – Participação nas mobilizações do 8M, no Dia Internacional das Mulheres.

14 de março – Participação nos atos contra a criminalização dos movimentos e dos lutadores sociais; em memória de um ano de assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes sem que nenhum assassino e mandante estejam presos.

20 de março – Lançamento da campanha salarial unificada do funcionalismo. Na mesma data, a da frente parlamentar mista em defesa da Previdência Social será lançada no Congresso Nacional.

28 de março – Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, data que marca os 51 anos do assassinato do estudante Edson Luís pela ditadura militar.

13 de maio – Dia Nacional Contra o Racismo, em 13 de maio, e uma mobilização em torno do possível julgamento da data-base dos servidores.

 12 de junho – Previsão de julgamento de data-base da categoria.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

 

Veja também