Debate Público UFS: orçamento e realidade atual do corte de gastos

Notícias

Diante da pressão feita na primeira semana de agosto pelos três segmentos que compõem a universidade - técnicos-administrativos, professores e estudantes - a Reitoria da UFS irá participar de um Debate Público para discutir o orçamento da instituição e as perspectivas diante do corte de gatos anunciado pelo Governo Federal às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Será às 13h, no Auditório da Reitoria, nesta sexta-feira (11/08), Dia do Estudante, justamente o segmento que será bastante afetado com os cortes que realmente ameaçam o funcionamento das atividades acadêmicas, a despeito das insistentes, porém vagas, negativas por parte da administração da UFS.

Na ocasião, a equipe de pró-reitores deverá explicar os pormenores do documento entregue à comunidade acadêmica no dia 2 de agosto, com a execução orçamentária até o momento praticada pela universidade. Os questionamentos permanecem: de onde a UFS irá retirar recursos para manter o funcionamento caso os cortes se mantenham? Por que o reitor não repete o exemplo de gestores de outras instituições e torna público diante de toda a sociedade o real panorama futuro que esses cortes irão provocar? Quem se beneficia com o arrocho do orçamento provocando o progressivo sucateamento do modelo de universidade pública no país?

Agora é o momento de mobilização em defesa da universidade pública e toda a comunidade acadêmica precisa comparecer em peso a esse evento pelo futuro da UFS.

ADUFS, SINTUFS e DCE

Veja também