Fórum em Defesa da Fafen-SE se reúne no centro de Aracaju

Notícias
Fafens de Bahia e Sergipe são responsáveis por 30% da produção nacional (Reprodução/FUP)
Fafens de Bahia e Sergipe são responsáveis por 30% da produção nacional (Reprodução/FUP)

A 2ª reunião do Fórum em Defesa da Fafen-SE acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 18h, no centro de Aracaju. O encontro será na sede do Sindipetro AL/SE, na rua Siriri, 629.

 “Nem aceitamos a hibernação, nem a privatização. A fábrica é um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou em nota o sindicato.

Segundo o Sindipetro AL/SE, as Fafens da Bahia e de Sergipe podem empregar 1.500 trabalhadores, gerando cerca de 5.000 empregos indiretos através da cadeia produtiva. Juntas, as duas fábricas são responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do Brasil, que importa 70% do que consome.

“Enquanto empresas privadas recebem todo tipo de benefício fiscal, concessão de terreno e isenções em taxas de água, os governos utilizam vários artifícios que inviabilizam a Fafen”, diz o comunicado.

“Por exemplo, a dolarização do preço da amônia e ureia, que prejudicou e afastou os compradores locais. Isso acarretou na paralização da fábrica por excesso de estoque. Outro exemplo é o impedimento da Petrobras fornecer seu próprio gás à Fafen, isso reduziria em muito os custos. A água bruta, que é cobrada como se fosse água tratada pela Deso, também aumenta muito o custo”, explica o Sindipetro AL/SE.

De acordo com o sindicato, o intuito da precarização do serviço das fábricas é a privatização.

“A intenção de hibernar é privatizar essas fábricas, tendo em vista que o mercado de fertilizantes tem uma grande perspectiva de crescimento no país com a expansão da agricultura, seja do agronegócio ou a familiar visando a soberania alimentar. Há tempos o Sindipetro AL/SE está denunciando isso e vai continuar na luta para impedir essa intenção de entrega do patrimônio brasileiro que representam as FAFENS de Sergipe e Bahia.”

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/ 

Veja também