Professores aprovam tarefas contra a reforma da Previdência

Notícias
ADUFS distribuiu bottons na assembleia com a arte do sindicato contra a reforma da Previdência (ADUFS)
ADUFS distribuiu bottons na assembleia com a arte do sindicato contra a reforma da Previdência (ADUFS)

Reunidos em assembleia na tarde desta quarta-feira (19), no auditório da ADUFS, os professores aprovaram a participação do sindicato no ato do Dia Nacional em Defesa da Previdência, na próxima sexta (22), com concentração a partir das 15h na sede da Deso.

Com a construção de uma greve geral no horizonte, a manifestação reunirá centrais, sindicatos, movimentos sociais, frentes de luta e partidos num movimento de unidade contra a proposta de reforma apresentada pelo governo Bolsonaro. O objetivo é alertar a população sobre os retrocessos do projeto, como a redução do BPC (Benefício de Prestação Continuada), aumento da idade mínima e no tempo de contribuição. 

O ato acontecerá junto à III Marcha das Água, em alusão ao Dia Mundial da Água, sob coordenação do Sindisan. A defesa do patrimônio público estadual e federal, portanto, também estará na pauta. Os movimentos levantarão bandeiras contra a privatização da Deso, da Fafen e da Sergás, por exemplo. 

A manifestação sairá da sede da Deso, na rua Campo do Brito, no bairro São José. De lá, segue para a praça General Valadão e termina em frente ao INSS, na avenida Ivo do Prado, próximo ao Museu da Gente Sergipana. 

Agenda de lutas 
A categoria também encaminhou uma agenda de atividades contra a reforma da Previdência, que será discutida na reunião da diretoria da ADUFS na próxima segunda (25).

Nela, está a organização de um debate no início do ano letivo 2019 sobre a reforma da Previdência, a realização de debates com professores nas reuniões de Departamento e a formação de um comitê de mobilização da UFS, unindo-se aos funcionários (representados pelo Sintufs) e aos estudantes (com seus coletivos estudantis). 

Campanha de comunicação
Outro ponto importante da assembleia foi a produção de materiais de comunicação que expliquem por que a proposta do Governo Federal representa um ataque aos trabalhadores formais e informais, à medida que não retira privilégios do andar de cima da sociedade, vide pensões de militares, juízes e promotores. 

Diretor do ADUFS, o professor Marcelo Ueki apresentou a arte feita pela equipe de comunicação do sindicato (veja acima), estampada em bottons distribuídos aos professores presentes. A imagem também será utilizada para produção de cartazes, faixas e adesivos, além de ilustrar a página do Facebook e identificar os materiais que serão produzidos pela Associação. 

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

 

Veja também