Neabi realiza seminário na UFS sobre educação e racismo

Notícias

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFS) organiza nesta quinta-feira (11), das 13h às 21h no auditório da ADUFS, o seminário "Políticas Públicas, Educação e Luta Antiracista: desafios em tempos de retrocesso". Haverá certificado de participação do evento, que conta com apoio da ADUFS.

O seminário contará com uma palestra que leva o nome do tema, roda da conversa sobre o papel do movimento negro e da universidade na luta antiracista, exposição do projeto "Resgatando nossas raízes", samba de coco do Mocambo e o lançamento do livro "O movimento negro educador". 

A palestra "Políticas Públicas, Educação e Luta Antiracista: desafios em tempos de retrocessos" contará com a presença da professora convidada Nilma Lino Gomes, ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Presidência da República, da UFMG, e será coordenada pelo professor Mário Resende, da UFS.

Já para a roda de conversa, foram convidados diversos grupos: Abaô Capoeira Angola, MNU (Movimento Negro Unificado), Movimento Quilombola de Sergipe, Coletivo Rejane Maria (auto-organização de mulheres negras de Sergipe), Coletivo de Estudantes Negros Beatriz Nascimento, Unegro, entre outros.

Confira abaixo a programação completa:

Data: 11/04/2019
Local: Auditório da ADUFS, Cidade Univ. Jd. Rosa Elze São Cristóvão/SE
Horário: 13 – 21h 

13h: Credenciamento, Abertura e Apresentação “Samba de Coco do Mocambo”  

15h: Palestra “Políticas públicas, Educação e Luta Antirracista: desafios em tempo de retrocessos"  
Profa. Dra. Nilma Lino Gomes (ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Presidência da República, UFMG) Coordenação: Prof. Dr. Mário Resende - UFS  

16h30min – 19h30min: Roda de Conversa “O papel do movimento negro e da universidade na luta antirracista: desafios atuais”  Coordenação: Profa. Dra. Edinéia Tavares Lopes (NEABI-UFS) Expositorxs: Profa.  Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG), representantes das entidades do movimento negro sergipano, representante do movimento de estudantes negrxs/quilombolas, representante do movimento indígena, representantes do NEABIUFS. (Obs: lista de expositorxs convidadxs ao final dessa programação) 

Exposição: Projeto Resgatando Nossas Raízes: Memorial Brejão dos Negros - Trabalho de pesquisa desenvolvido pelxs alunxs do Colégio Estadual Amélia Maria Lima Machado que consiste no estudo da cultura local por meio de entrevistas, observação em campo.  

19h30min – 21h: Lançamento do Livro “O movimento negro educador” Autora: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes Coordenação: Prof. Dr. Fernando Aguiar (NEABI-UFS) e Ms. Laila Oliveira (Autoorganização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria) 

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

  

Veja também