Com ex-ministra na UFS, Neabi debate educação e racismo

O auditório da ADUFS ficou completamente lotado no seminário "Políticas Públicas, Educação e Luta Antiracista: desafios em tempos de retrocesso", que aconteceu na última quinta-feira (11), nos períodos da tarde e da noite.
Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFS), o Seminário contou com a presença da convidada especial Nilma Lino Gomes, ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Presidência da República, professora da UFMG.
Ela falou sobre as políticas públicas antirracistas que desenvolveu à frente do Ministério e destacou a atualidade da luta pela igualdade racial dentro e fora das universidades. Nilma também avaliou o difícil momento político pelo qual passa o país, com um governo de extrema-direita impondo ataques autoritários à educação, sem diálogo com as comunidades acadêmicas. É hora de diminuir as diferenças e exercitar a unidade entre os movimentos, pediu a ex-ministra de Dilma Rousseff.
Após o debate, Nilma Lino lançou o livro "O movimento negro educador", pela editora Vozes. O evento também ficou marcado pela apresentação do grupo Samba de Coco do Mocambo, na praça da Democracia, que reuniu todos os presentes numa animada roda de dança e bate-papo, e a exposição do projeto "Resgatando nossas raízes", que destacou a pintura, o artesanato, a costura e a música negras.
Os grupos Abaô Capoeira Angola, MNU (Movimento Negro Unificado), Movimento Quilombola de Sergipe, Coletivo Rejane Maria (auto-organização de mulheres negras de Sergipe), Coletivo de Estudantes Negros Beatriz Nascimento, Unegro, entre outros, participaram da atividade.
Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/