Resun volta às aulas fechado; previsão é de 3 semanas

Especiais
Previsão de abertura do Resun é de 3 semanas
Previsão de abertura do Resun é de 3 semanas

O Restaurante Universitário da UFS, conhecido como Resun, começou o ano letivo de 2019 de pratos vazios. O restaurante havia fechado uma semana antes do fim das aulas para passar por reforma e voltar a produzir as refeições internamente, período no qual aconteceria um novo processo licitatório, mas nem uma coisa nem outra ficou pronta a tempo, o que prejudica quem precisa dele para comer. 

"Apesar dos esforços do setor de licitação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) informa que não será possível o retorno das atividades do Resun com o reinício do período letivo 2019.1. Tendo em vista o encerramento do contrato com a empresa responsável pelo fornecimento das refeições em 16 de abril de 2019, um novo processo licitatório encontra-se em fase de reabertura”, informou a Proest em nota do site da UFS no fim da semana passada. 

De acordo com o diretor administrativo do Resun, José Airton Batista, a reforma foi concluída nesta semana e o atraso aconteceu devido a problemas burocráticos da licitação.

Segundo ele, algumas empresas que não se adequaram ao edital recorreram na Justiça e a licitação foi impugnada. O edital, então, foi readequado e publicado novamente somente na semana passada. A previsão é que o restaurante volte a funcionar em 3 semanas. O TCU (Tribunal de contas da União) e a CGU (Controladoria Geral da União) estão acompanhando o processo.

Questionado pela ADUFS, Airton Batista afirmou que os estudantes que recebem auxílio-alimentação "não serão prejudicados" e que as bolsas já foram depositadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Ele lembrou também que as vagas para pedir o auxílio foram ampliadas e estão com edital aberto. 

Mas para a estudante de comunicação Marília Santos, natural de Poço Verde, município do sertão sergipano, não é bem assim. Ela destaca que as bolsas atendem apenas uma parcela dos estudantes que se alimentam no Resun, onde 5 mil refeições são servidas diariamente. 

"Quando se fala que os estudantes não serão prejudicados por causa do auxílio, não está ciente de que ele não atende todo mundo. Então quem não foi contemplado não tem o que fazer, não tem alternativa."

"E mesmo assim, para quem recebe o auxílio, não é tão benéfico porque a galera vai ter que sair pra comer e é muito mais caro, você paga no mínimo R$ 10 fora da UFS, são 10 dias de Resun, e muitas vezes o valor não é suficiente. Então não atende todo mundo e para quem recebe não é o suficiente", explica Marilia, que também é do coletivo de juventude RUA. 

Por fim, vale lembrar que a reforma do Resun foi toda interna. Entre as mudanças, estão a climatização do açougue, do estoque e da área de pré-preparo dos alimentos, a instalação de fogões industriais e a construção de uma “casa do lixo”, para que os resíduos sejam armazenados adequadamente.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

Veja também