Adufs e Sintufs se reúnem com coletivos estudantis e CA's

Notícias
Mais de 80 estudantes se reuniram no auditório da ADUFS (Roberto Oliveira/ADUFS)
Mais de 80 estudantes se reuniram no auditório da ADUFS (Roberto Oliveira/ADUFS)

Foi mais um encontro histórico em defesa da educação pública. Na noite da última quinta-feira (9), no auditório da ADUFS, 27 centros acadêmicos e diversos coletivos estudantis se reuniram com os sindicatos dos professores e dos técnicos-administrativos da UFS para se somarem à greve nacional da educação no dia 15 de maio (próxima quarta).

Mais de 80 alunos dos mais variados cursos - como direito, artes, filosofia, cinema, biotecnologia, letras etc. - compareceram à reunião e decidiram convocar uma assembleia geral dos estudantes para a próxima terça (14), a partir das 17h, na Praça da Democracia. 

A ideia é que os estudantes aprovem a participação na paralisação do dia seguinte, assim como já aconteceu com professores e funcionários em assembleia.

Até terça, os centros acadêmicos e coletivos estudantis farão passagens em sala de aula, panfletagens, oficinas de cartazes, gravação de vídeos e produção de material gráfico para mobilizar demais estudantes para a assembleia geral. 

Na semana passada, o Minisério da Educação cortou 30% da verba das universidades e institutos federais, além de cortas mais de R$ 800 milhões do orçamento da Capes, uma das principais fundações de fomento à pesquisa no Brasil, que é ligada ao MEC.

Desde então, as escolas e universidades brasileiras se transformaram num caldeirão de lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, que garanta o acesso e a permanência dos jovens de baixa renda, com instrumentos como as cotas raciais. 

Apenas nesta semana, houve grandes assembleias estudantis em universidades como UFMG, UFC, UFPA, UFRJ, UFF, USP e UFBA, além dos instutos federais de ensino. Agora é com a UFS. 

CEB's
No fim da reunião, os estudantes aproveitaram o número histórico de centros acadêmicos reunidos e decidiram convocar também um Conselho das Entidades de Base (CEB) para o próximo dia 13. O intuito é convocar um processo eleitoral para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS, que está sem gestão desde o início do ano. 

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

Veja também