Ato da Greve Nacional da Educação acontecerá no centro

Notícias
ADUFS e Sintufs farão atividades conjuntas dentro e fora da UFS na Greve Nacional da Educação (Divulgação)
ADUFS e Sintufs farão atividades conjuntas dentro e fora da UFS na Greve Nacional da Educação (Divulgação)

Na próxima quarta-feira, 15 de maio, dia da Greve Nacional da Educação, os movimentos sindicais e populares farão um ato no centro de Aracaju, na praça General Valadão, com concentração marcada para as 14h. 

A ADUFS, o Sintufs e o Sinasefe, entre outras entidades da educação, estarão unidas às centrais sindicais e movimentos sociais na luta por quatro eixos principais: 1 -- em defesa da educação e da tecnologia públicas e da liberdade de ensinar e aprender; 2 – contra os cortes de verba da educação; 3 – contra a reforma da Previdência; 4 – construção da greve geral do dia 14 de junho em defesa da aposentadoria.

A expectativa é que os sindicatos e movimentos façam uma caminhada pelo centro dialogando com a população sobre os ataques à educação do Governo Federal e sobre o que representa a atual proposta de reforma da Previdência – o fim da aposentadoria pública e o empobrecimento dos idosos.

Fechamento da UFS
Mais cedo, às 6h, a ADUFS também fechará os portões da UFS e servirá um café da manhã para a comunidade acadêmica como atividade da Greve Nacional da Educação. A decisão foi aprovada em assembleia geral da categoria na última quarta (8).

A ideia é aproveitar a paralisação para conversar com estudantes, professores e técnicos-administrativos sobre a cruzada anticientífica e anti-educacional em curso no governo Bolsonaro (PSL) e seus impactos na vida universitária - como o corte de verbas, a precarização do ensino e a diminuição das políticas de acesso e permanência estudantis. 

Por meio de ofício (anexo abaixo), o presidente da ADUFS, professor Airton Souza, notificou a Reitoria, o Fórum "Prof. Gonçalo Rolemberg Leite" e o Banco do Brasil sobre o fechamento dos portões da UFS.

Por sua vez, a Reitoria aproveitou a oportunidade da Greve Geral da Educação e irá desligar a energia no campus São Cristóvão até as 17h. A medida também foi informada à comunidade acadêmica. 

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

 

Veja também