Codap comemora 60 anos com evento “Ensino e Democracia”

Notícias
Evento dos 60 anos do Codap terá quatro mesas de debate em dois dias (Divulgação)
Evento dos 60 anos do Codap terá quatro mesas de debate em dois dias (Divulgação)

Em comemoração dos seus 60 anos, o Colégio de Aplicação da UFS (Codap) realiza nesta semana o evento “Ensino e Democracia”. Serão quatro mesas de debate nos dias 4 e 5, quinta e sexta-feira, no anfiteatro do próprio Codap.

Entre os assuntos abordados, estão tolerância religiosa, educação pública, formação de professores e o papel da arte e da ciência na sociedade.

Vice-presidente da ADUFS, Saulo Silva também é professor do Codap e um dos organizadores do evento. Segundo ele, o objetivo é refletir sobre o momento da educação brasileira, aproveitando a ocasião do aniversário de 60 anos do Colégio, que começou ainda ligado à Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e depois foi incorporado à UFS.

“A ideia é discutir o contexto atual de ataques à educação por meio do debate, com convidados de diversos departamentos da UFS e de fora da Instituição, sobre a relação entre a educação e o ensino em um país constitucionalmente democrático e republicano”, explica o professor Saulo Silva.

Os quatro debates acontecerão nos períodos da manhã, das 9h às 12h. Na quinta (4), com as mesas “Ensino e Democracia” e “Educação e Tolerância Religiosa”, e na sexta (5), “Educação Pública e Formação de Professores” e “Educação de Democracia em Tempos de Crise”. A ADUFS apoia o evento. 

Confira abaixo programação completa!

Quinta-feira ( 04/07)

Coordenação dos trabalhos: Prof. Dr. Marcelo de Sant’Anna Alves Primo

9:00 às 9:20hs – “O lugar da escola entre a ciência, a moral e o trabalho” (Prof. Dr. Saulo Henrique Souza Silva – CODAP/PPGF/PROFICIAMB-UFS);
9:20 às 9:40hs – “A representação política em tempos de crise do sujeito” (Prof. Dr. Marcos Ribeiro Balieiro – DFL/PPGF-UFS);
9:40 às 10:00hs –“A ideologia no livro didático” (Prof. Dr. Florisvaldo Silva Rocha – DED/UFS)
10:00 às 10:20 – Intervalo.


Coordenação dos trabalhos: Prof. Dr. Saulo Henrique Souza Silva
10:20 às 10:40hs – “Educação e liberdade de crença” (Prof. Dr. Marcelo de Sant’Anna Alves Primo – CODAP/PPGF-UFS);
10:40 às 11:00hs – “Liberdade religiosa: um direito a ser respeitado” (Profa Msc. Kellen Josephine Muniz de Lima – UNIT)

Sexta-feira (05/07)

Coordenação dos trabalhos: Prof. Dr. Marcelo de Sant’Anna Alves Primo

9:00 às 9:20hs – “A retirada do Estado da garantia da educação pública pela via neoliberal” (Profa Dra. Silvana Aparecida Bretas – DED/UFS);
9:20 às 9:40hs – “Notas sobre democracia” (Prof. Dr. Romero Venâncio – DFL/PPGF-UFS)
9:40 às 10hs – “Formação do professor e a prática educativa” (Profa Dra. Shiziele de Oliveira Shimada – DGE-UFS)
10:00 às 10:20hs – Intervalo


Coordenação dos trabalhos: Prof. Dr. Saulo Henrique Souza Silva
Mesa temática: Tempos de crise? Educação e democracia na contemporaneidade
10:20 às 10:40hs – “Questões teórico-conceituais e o diagnóstico histórico de nossos tempos” (Prof. Dr. Leomir Cardoso Hilário – DPS-UFS);
10:40 às 11:00hs – “Educação financiada: mercadoria e o sentido da crise no mercado de trabalho” (Luigi Costa Carvalho Oliveira – Doutorando PPGS – UFS)
11:00 às 11:20hs – “Arte e o sentido da ciência: qual o lugar da crítica social?” (Prof. Dr. Ewerthon Clauber de Jesus Vieira – CODAP-UFS)
11:20 às 12:00hs – Debate e encerramento dos trabalhos.

Veja também