Cinemateca promove festival gratuito de cinema na UFS

Notícias
Festival Chorume chega em sua 12ª edição em Sergipe (Foto: Divulgação/ Cinemateca UFS)
Festival Chorume chega em sua 12ª edição em Sergipe (Foto: Divulgação/ Cinemateca UFS)

“A estética do lixo” é tema do Festival Chorume, que acontece nesta sexta-feira (05), na Cinemateca UFS. Com filmes universitários de estética agressiva e de protesto produzidos com poucos recursos, todo filme é aceito - contanto que não seja machista, homofóbico e racista. O Festival surgiu em 2015 na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói (RJ) e já chegou a 11 edições, passando por 5 estados. 

Em Sergipe, o Festival contará com a presença da organizadora e realizadora carioca Clara Chroma, diretora do filme "Os anos 3000 eram feitos de lixo".

“O festival não tem exatamente uma estética, mas nós organizadores buscamos trabalhar em nossas produções uma estética do que seria considerado feio e utilizando materiais que seriam considerados lixo, tanto pela falta de recursos, mas também porque nos interessa criar este ‘choque estético’”, explica. 

O acesso à Cinemateca é gratuito e o Festival contará com a exibição de outros curta-metragens.

Você conhece a Cinemateca da UFS?
Localizada no prédio do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD), a Cinemateca UFS conta com sessões cineclubistas, mostras e festivais gratuitos. As obras exibidas vão desde filmes hollywoodianos clássicos, animações da década de 40 da Disney até filmes senegaleses. 

Para Túlio de Araújo, estudante de cinema da UFS, “a cinemateca é um espaço democrático para exercemos a cinefilia, um ato coletivo de  puro amor e empatia com as obras prestigiadas e colegas espectadores. Estamos sempre construindo visões e diversas subjetividades a partir de diferentes olhares, onde não há subestimação do espectador nem discriminação com as obras exibidas”.

Depois de dois anos, a Cinemateca passou por mudanças estruturais com a troca de seu espaço físico e mesmo com dificuldades de infraestrutura. Com mau funcionamento do ar condicionado e falta de verba para manutenção de seus equipamentos, criou-se um movimento entre os alunos de cinema e as sessões passaram a atender um público diverso de estudantes e moradores da região.

“O cinema e a cinefilia são espaços de união, luta e enfrentamento, onde buscamos sempre uma maior pluralidade tanto de espaço público quanto de espaço visível e afetivo", comenta Túlio.

Hoje, o grupo tornou-se um projeto de extensão e conta com 6 monitores voluntários, que se responsabilizam pela curadoria e organização das mostras, manutenção do espaço e divulgação. Também tem em vista a criação de um arquivo com os filmes realizados pelos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual.  As reuniões de planejamento da programação são abertas e acontecem mensalmente.

Breve histórico
Inaugurada em 2017 numa parceria entre o curso de Cinema e Audiovisual e o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACS), a Cinemateca é fruto de organização coletiva entre estudantes e professores do Departamento de Comunicação Social (DCOS). Os estudantes arrecadaram dinheiro através de uma festa para compra de equipamentos, alguns professores se voluntariaram com doações para a infraestrutura e o Departamento cedeu a sala.

“A gente percebia que os alunos chegavam no curso com poucas referências, então pensamos em um lugar de livre acesso que desse conta dessa dinâmica de formação de um olhar cinematográfico dos alunos dos cursos de comunicação, atualmente perpassando por outros cursos e comunidade acadêmica”, explica o professor Diogo Velasco, coordenador do projeto de extensão e chefe do curso de Cinema e Audiovisual. 

Confira a programação das próximas sessões

05/07 (sexta-feira) 

15h - Festival de Chorume com a exibição de “Os anos 3000 foram feitos de Lixo” com bate-papo com a diretora Clara Chroma (RJ) e outros curta metragens

 

09/07 (terça-feira) 

10h - ”O desprezo” (1963) dir. Jean-Lùc Godard, 

17h - Mostra de curta metragens de Fábio Rogério (SE)

 

10/07 (quarta-feira)

10h - Mostra Integral - Ana Carolina com a exibição do filme “Gregório de Mattos” (2003)

 

11/07 (quinta-feira)

17h - "As férias do Sr.Hulot" (1953) dir. Jacques Tati

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

 
 

Veja também