Docentes das Universidades Federais aprovam Estado de Greve

Notícias

Na última semana, em reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, em Brasília, considerando o resultado das Assembleias realizadas pelas seções sindicais, foi aprovado, sem nenhum voto contrário, o Estado de Greve da categoria docente das Instituições Federais de Ensino Superior a partir de janeiro de 2020.

Vale destacar que “Estado de Greve” não significa a deflagração imediata ou mesmo apontamento de greve para os próximos dias ou meses, mas sim colocar esse instrumento de mobilização para encaminhar as discussões dos problemas enfrentados pela categoria. Trata-se de, tendo em vista a conjuntura e as medidas do governo federal que atingem diretamente os direitos e interesses da categoria, iniciar o debate sobre a oportunidade ou não de em futuro ainda não definido recorrer à greve para defesa dos direitos e interesses da categoria docente.

A decisão do ANDES se deu a partir de debates iniciados nas universidades, em assembleias docentes, como a realizada pela ADUFS na última terça-feira, 03/12, que havia deliberado o Estado de Greve dos/as professores e professoras da UFS.

No Estado de Greve, cada docente é parte fundamental, propondo e se integrando às ações coletivas que serão coordenadas pelo Comando Local de Mobilização, aberto a participação de qualquer professor/a.

Veja também