Comunidade Universitária aprova Regulamento e Calendário da Consulta Pública para Reitoria da UFS

Notícias

Num ambiente democrático, com todos os segmentos expondo as suas opiniões, docentes, estudantes, técnico-administrativos e aposentados/as da Universidade Federal de Sergipe discutiram e aprovaram as normas para a Consulta Pública para os cargos de Reitor/a e Vice-reitor/a da UFS.

O professor Airton Paula Souza, presidente da ADUFS, lembrou que a realização da consulta pública é uma tradição democrática da comunidade acadêmica da UFS. “Há décadas, todos os setores da universidade constroem a consulta paritária como um processo de discussão e mobilização para expressarmos o que queremos para a universidade. Não podemos abrir mão dessa conquista”, disse.

Representando a Associação de Aposentados e Pensionistas da UFS, Nelia Alves afirmou que a ASAP também estará empenhada na consulta pública, “realizando debates com todos os candidatos, dialogando com todos os aposentados e pensionistas e construindo uma plataforma de reivindicações”.

Também presente à Assembleia, Vera Núbia, docente do Departamento de Serviço Social, destacou a importância de projetos que afirmem a universidade pública sem retrocessos. Na opinião de Núbia, “é fundamental a mobilização nesse momento político do país e da educação superior, no sentido de demonstrarmos que aqui estamos ativos na defesa da educação pública, socialmente referenciada e inclusiva”.

Vice-presidente da ADUFS, o professor Saulo Henrique Silva alertou para a importância de defesa do saber e do conhecimento estar articulada a um projeto político emancipatório. Para ele, “onde tem autoritarismo não tem produção de conhecimento, não tem reflexão crítica. O saber está diretamente vinculado à democracia. Isso deve ser um fio condutor da nossa ação”.

De modo unificado, as entidades representativas dos diferentes segmentos da UFS não deixaram dúvidas sobre a centralidade da Consulta Pública como instrumento de manifestação do desejo coletivo da comunidade acadêmica. Wagner Vieira, do SINTUFS afirmou que “a Consulta define quem melhor representa a pluralidade existente na universidade”. Já Luis Felipe Santos, do DCE, enfatizou que “é preciso o CONSU respeitar o resultado da consulta”.

Acesse aqui o Regimento.

Abaixo, o calendário da Consulta Pública.

Confira fotos da Assembleia.

 

Veja também