Carta à comunidade em defesa da consulta pública na UFS

Notícias

CARTA À COMUNIDADE EM DEFESA DA CONSULTA PÚBLICA NA UFS

AAU (@aau.ufsoficial ), ADUFS (@adufs.sergipe ), ASAP, DCE (@dceufsoficial) e SINTUFS

Em 11 de dezembro de 2019, as entidades que representam a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe, reunidas em Assembleia Geral Universitária, deliberaram o início do processo de Consulta Pública para a escolha dos cargos de Reitoria e Vice de nossa universidade.
Trata-se de uma tradição que remonta a 1984, ano das “Diretas Já!”, e nesse formato democrático já foram realizadas 09 consultas à comunidade. Vale frisar ainda que a consulta nestes moldes tem sido realizada nas Universidades Federais em todo o País. Tal processo representa a nossa soberania em afirmar, por meio de voto direto e paritário, com regras aprovadas, de forma aberta e democrática, a vontade da maioria dos setores que compõem a comunidade universitária; em outras palavras, a escolha igualitária entre professores, estudantes, técnico-administrativos e aposentados sobre o futuro da administração da UFS entre 2020-2024.
Apesar de não se tratar de algo previsto na ordem legal, a Consulta Pública da UFS é legítima e emana da vontade soberana da comunidade acadêmica. Por não possuir vínculos jurídicos nem se pautar em mudanças intempestivas de governos e legislações, esta consulta promove um amplo debate entre os candidatos sobre projetos e modelos de universidade que serão escolhidos de forma paritária por toda comunidade acadêmica (professores, estudantes, técnico-administrativos e aposentados).
Dessa forma, as entidades convidam toda a comunidade acadêmica para participar e acompanhar o processo que se iniciará nesta sexta-feira (14/02/2020), com a inscrições das chapas, das 8h às 17h, e sorteio da numeração das chapas, após às 17h. Após essa etapa, inicia-se o processo de campanha e debates, finalizando a Consulta Pública nos dias 19 e 20 de março nas urnas dispostas nos campi e polos da UFS.

Veja também