Crescimento acelerado da ocupação de leitos de UTI pode colapsar sistema de saúde em Sergipe

Notícias

Buscando contribuir com o entendimento da situação do novo coronavírus no estado, colaborando assim para a redução da sua propagação e dos seus efeitos, dois professores da UFS e um de uma instituição privada publicaram juntos, nessa segunda-feira (25/05), a segunda edição da Nota Técnica sobre Estatística da Covid-19 em Sergipe.

Assinada pelos professores Francisco Assis de Almeida e Gerson Côrtes Duarte-Filho, ambos do Grupo de Mecânica Estatística do Departamento de Física, e Matheus Batalha Nery, do curso de Psicologia da Uninassau, a Nota Técnica alerta para o preocupante cenário de crescimento da ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos e privados do estado.

Adotando como base os dados oficiais publicados nos boletins diários da Secretaria de Estado de Saúde até o último dia 25/02, os professores destacam que “foi notório também a redução do número diário de testes, o que pode ter influenciado a evolução dos casos confirmados. O número de testes por habitantes em Sergipe ainda é muito baixo, o que, infelizmente, tem sido uma característica em todo o país”.

No documento, a partir da análise das curvas de infecção, os pesquisadores apontam a possibilidade de acúmulo de 6500 casos confirmados entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2020, mas ressaltam que “esta previsão tem de ser avaliada com precaução, uma vez que a quantidade e as metodologias de testes adotadas pelos órgãos de saúde podem estar influenciando este resultado”.

Chamando a atenção para a necessidade de intensificação das ações governamentais de assistência à população, os docentes advertem que, em caso de colapso do sistema de saúde no Estado de Sergipe, o número de óbitos poderá ter um crescimento ainda mais acelerado. “Estima-se, infelizmente, um acumulado de 150 óbitos entre os dias 29 de maio e 1 de junho de 2020. Além disso, a curva de tendência indica, lamentavelmente, a permanência de um rápido aumento do número de falecimentos”, frisam.

Outra preocupação fundamental presente na Nota Técnica diz respeito à evolução da ocupação dos leitos de UTI. Atualmente, a capacidade máxima de leitos de UTI exclusivos para a COVID-19 em Sergipe é de 161, o que, caso permaneça a tendência elevada de crescimento, pode provocar uma saturação do sistema entre os dias 2 e 3 de junho.

As perspectivas apontadas no estudo sinalizam, portanto, para o aprofundamento das medidas de isolamento social e de investimento no sistema público de saúde, por meio da realização de mais testes e ampliação dos leitos de UTI, dentre outras.

Acesse aqui a Nota Técnica.

 

Veja também