Nota da ADUFS-SS contra o Golpe Antidemocrático na UFS

Notícias

A ADUFS-SS saúda seus(suas) associados(as) e espera que todos e todas estejam atravessando essa pandemia em paz e excelente convívio com seus familiares.

Como todos foram devida e exaustivamente informados desde dezembro de 2019 pela Comissão Eleitoral, instituída pela ADUFS-SS, SINTUFS e DCE, no dia 19 de março deste ano seria realizada a eleição direta e paritária para Reitor da UFS. No entanto, devido à situação de pandemia, o Reitor suspendeu as atividades presenciais a partir de 18/03, uma quarta-feira que antecederia nossa “eleição”. Poderia ter suspenso a partir de segunda-feira 23/03, pois até então só havia um caso de COVID em Sergipe.

Naquele momento tinha início o maior golpe contra a democracia e transparência política que essa Universidade já presenciou num processo de eleição de reitor.

Nesse meio tempo a Comissão Eleitoral, entre outras medidas de democracia e transparência, realizou debates em todos os Campi, finalizando com o grandioso e democrático debate no Auditório da reitoria em 11 de março. Façamos um parêntese para lembrar que o atual Reitor foi eleito duas vezes neste mesmo processo de Consulta à Comunidade.

Com a queda da Medida Provisória por decurso de prazo, voltou-se à legislação anterior para formação da lista tríplice, a qual prevê a eleição por um Colégio Eleitoral Especial composto do CONSU, CONEP e Conselho Diretor, facultado à instituição realizar uma consulta pública na comunidade (eleição) com a seguinte paridade: 70% para professores e 30% para as outras duas categorias, técnicos administrativos e discentes.

Sem a proteção da MP caducada, o Reitor passou a se valer da Pandemia para evitar qualquer tipo de eleição com toda a comunidade, inclusive essa consulta não paritária, abjurada por todos. 

Seguindo o golpe em curso, de forma intempestiva, uma vez que a data limite para enviar a Lista Tríplice, de acordo com a legislação federal no Decreto 1916/96 em seu artigo 9º, é de 60 dias antes do vencimento do mandato do atual Reitor, e com total falta de escrúpulos democráticos e de transparência política, o Reitor convocou o Colégio Eleitoral Especial para, em 15/07/2020, eleger a lista tríplice a ser enviada ao MEC para a nomeação do próximo Reitor da UFS, data essa que inviabiliza a consulta, inclusive de forma online.

Entendemos que a gravidade da pandemia em curso não pode ser usada para alicerçar um golpe antidemocrático, aproveitando sorrateiramente da suspensão das atividades presenciais. Assim, chamamos o Senhor Reitor à responsabilidade de respeitar a comunidade e suspender essa golpista reunião do Colégio Eleitoral em 15/07. Estamos reivindicando, ou melhor, exigindo DEMOCRACIA e TRANSPARÊNCIA.

POR QUE UM GOLPE ANTI-DEMOCRÁTICO NA UFS?

Informamos que, em vista desse desenrolar dos fatos, a ADUFS-SS impetrou Mandado de Segurança para suspender a espúria reunião do Colégio Eleitoral Especial. Com isso tentamos garantir que haja tempo hábil para conclusão do processo democrático que deveríamos ter encerrado em 19-20 de março.

A ADUFS-SS não poderia se calar ante esse golpe antidemocrático que está sendo encaminhado pelo Senhor Reitor.

Pela democracia e transparência!

Suspensão da espúria reunião do Colégio Eleitoral de 15/07!

 

Diretoria da ADUFS-SS

São Cristóvão, 30 de junho de 2020

Veja também