Retorno às aulas na UFS deve passar por amplo debate com a comunidade universitária

Hunaldo Lima*
Estamos em DESACORDO, com o apressamento para Atividades Educacionais Remotas para Graduação, no âmbito da Universidade Federal de Sergipe, por que consideramos que qualquer medida de retorno às aulas prescinde um amplo debate com a comunidade universitária, além de um cuidadoso diagnóstico das condições materiais e psicológicas do conjunto dos sujeitos que estarão envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
No âmbito do Departamento de Geografia, do Campus de Itabaiana, que reúne estudantes residentes na cidade e no campo, as diferentes demandas tecnológicas, desde a ausência de torres de telefonia, de internet 3-4G e banda larga, à falta de computadores, precisam ser cuidadosamente resolvidas, sob pena de ampliarmos a exclusão ao ensino superior, já tão aquém da demanda real da população pobre brasileira e sergipana.
A ausência de apoio aos docentes e discentes para a realização e/ou acompanhamento das aulas, estudos e realização de atividades é outro agravante, que deve ter desdobramentos no abandono e condições de oferta, tendo em vista que a pandemia impôs a transformação das nossas residências em espaços de trabalho, quando há diversas situações de docentes-mães, estudantes-mães, cuidadora(e)s dos seus progenitores, sem ajudantes para essas tarefas em virtude da necessidade de isolamento social.
Nosso receio com a evasão e reprovações está associado diretamente a essas dificuldades, que se aprofundam quando acompanhamos a crescente exposição da população do interior do estado ao COVID-19, com o município de Itabaiana aparecendo como o primeiro no ranking em número de casos.
Por esses e outros motivos nós defendemos o envolvimento da comunidade universitária, além das suas representações políticas, sindicais e o Diretório Central dos Estudantes, nessa discussão e definição.
Prof. Dr. Hunaldo Lima é coordenador do Departamento de Geografia, da Universidade Federal de Sergipe/Campus de Itabaiana.