Sindicalizados da ADUFS decidem apresentar contraproposta à Unimed

Notícias

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada pela plataforma Zoom, na última sexta-feira, 28/08, dezenas de professoras e professores da UFS, sindicalizados à ADUFS e conveniados da Unimed, discutiram o reajuste do plano de saúde para o período 2020-2021.

A Assembleia teve início com uma apresentação, feita pela Diretoria e Comissão de Saúde da ADUFS, sobre o processo de negociação entre o sindicato e a Unimed.

Negociação

Conforme explicitado pela diretora financeira da ADUFS, Beatriz Freitas, no dia 16 de março a Comissão buscou a operadora do plano de saúde, que respondeu apenas em 2 de abril, fazendo uma proposta inicial de 41,16% de reajuste.

Apenas cinco dias depois, em 7 de abril, a Comissão elaborou e apresentou uma contraproposta, de 7,81%, percentual baseado na taxa inflacionária do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de janeiro de 2020.

Frente à negação pela Unimed, em 15 de abril, a Comissão de Saúde, prezando pelo diálogo e buscando alternativas para o impasse posto, propôs o reajuste linear de 15%.

Em resposta apenas quase dois meses depois, em 8 de junho, a Unimed voltou a negar o índice apresentado pelo sindicato e propôs um reajuste de 36,52%.

No dia 18 de junho, a Comissão de Saúde reapresentou a proposta de 15%. Após mais de um mês, em 24 de julho, a Unimed reduziu o seu percentual, apresentando 17, 27%.

Discussão

De um modo geral, os docentes presentes à Assembleia avaliaram que a qualidade dos serviços prestados pela Unimed tem caído consideravelmente, enquanto que, por outro lado, ano após ano os reajustes nos valores dos planos de saúde são sempre maiores que a inflação oficial.

Os professores e professoras criticaram também o que parece se configurar como uma espécie de reserva de mercado, já que outras operadoras de plano de saúde historicamente se negam a apresentar propostas à ADUFS.

Integrantes da Comissão de Saúde relataram ainda que em todo o processo de negociação com a Unimed foram pautadas questões como quantidade de conveniados, comparações com valores de balcão, projeções de utilização do plano, dentre outros aspectos.

Encaminhamentos

Após horas de debate e avaliação, a Assembleia, por ampla maioria, rejeitou o índice de 17,27% e aprovou a apresentação de uma contraproposta à Unimed de reajuste de 10%.

Além disso, foi aprovado também que a Comissão de Saúde deve requerer formalmente à Unimed que apresente dados sobre o convênio com a ADUFS, disponibilizando informações de uso do plano por docentes, custos envolvidos e lucros da empresa a partir do conveniamento com o sindicato.

Veja também