Entidades da comunidade acadêmica promoverão debates entre candidaturas às Direções de Centros e Campus

Notícias

Visando intensificar a participação da comunidade acadêmica na discussão sobre os rumos da Universidade Federal de Sergipe, as entidades representativas de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes realizarão uma série de debates com as (os) candidatas (os) à Direção de Centros e Campus que terão processo eleitoral neste mês de maio.

Fruto de reivindicação das entidades em defesa da democracia, as eleições para Direção do CCET, CCSA, CECH, CCBS, CCAA e do Campus Laranjeiras terão uma Consulta Pública com participação da comunidade acadêmica dos respectivos Centros e Campus.

Desta forma, os debates serão uma oportunidade para estudantes, técnico-administrativos, professores e professoras conhecerem os planos de trabalhos das candidaturas e discutirem as propostas apresentadas.

Para Edisio Azevedo, da diretoria da ADUFS, “os debates contribuirão para entendermos os projetos de universidade que os candidatos têm. Será inclusive um importante processo de retomada da democracia em nossa instituição, que foi violada desde o desrespeito à Consulta Pública promovida por essas mesmas entidades em 2019 e 2020”.

Larissa Feitosa da Rocha, coordenadora de Formação Política e Sindical do Sintufs, é fundamental que a comunidade acadêmica paute as suas reivindicações para as candidaturas, em especial a paridade entre as categorias. “Precisamos apoiar candidaturas comprometidas com o fortalecimento do serviço público, com a democracia e com a educação de qualidade. Candidaturas que combatam o assédio moral e sexual, com a paridade entre setores, com a flexibilização de jornada para 30 horas, dentre outros”, frisou.

O Sintufs aprovou em assembleia uma carta-compromisso com 20 pontos prioritários sobre democracia, valorização e carreira. Leia a carta completa aqui.

Luiz Felipe Santos, presidente do DCE UFS, ressalta a necessidade de fortalecer o debate público sobre os rumos da universidade pública no próximo período. “Este debate realizado pelas entidades estudantis e sindicais fortalece a tradição democrática na UFS e contribui para uma maior participação da comunidade discente que, para além de compor a maior população universitária, presenciam em poucos momentos de sua graduação eleições como esta, que ocorre a cada quatro anos, sendo a primeira consulta pública para muitos.”, afirmou.

Todos os debates acontecerão às 16h e serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Adufs e do Sintufs. Abaixo, a data de cada debate.

  • CCET: 07/5
  • CCSA: 10/5
  • CECH: 11/5
  • Campus Laranjeiras: 12/5
  • CCBS: 17/5
  • CCAA: 18/5

 

 

Veja também