Docentes da UFS aprovam encaminhamentos sobre ensino híbrido e passaporte vacinal

Notícias

Professoras e professores de diversos departamentos e campi da Universidade Federal de Sergipe reuniram-se em Assembleia Geral na última segunda-feira, 29/11, para debater a Resolução 41/2021 do CONEPE, que trata do ensino híbrido sem a garantia de passaporte vacinal e segurança sanitária para a comunidade acadêmica.

Na perspectiva de que as problemáticas vivenciadas pelos docentes da UFS não são isoladas do contexto nacional, a Assembleia teve início com uma Análise de Conjuntura do contexto social, político e econômico nacional.

Convidada para contribuir nesta discussão, a professora Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia, fez uma convocação ao conjunto da categoria. “O momento é dramático e exige um levante popular da classe trabalhadora. É um momento em que cada um de nós precisamos assumir tarefas como conversar com nosso colega, dialogar com os vizinhos, manter pressão em Brasília, ir para as comunidades. Se nós lemos, analisamos o cenário e compreendemos o que está acontecendo, não podemos ficar somente dentro das universidades”, frisou.

Um dos encaminhamentos da Assembleia foi a solicitação de reunião entre a ADUFS, SINTUFS e DCE com a Reitoria, visando tanto a exposição dos apontamentos da comunidade acadêmica sobre a ausência de passaporte vacinal para as atividades presenciais quanto a escuta da administração da universidade sobre o tema. Confira aqui o Ofício enviado à Reitoria.

A Assembleia aprovou ainda que, caso o passaporte vacinal não seja incluído como obrigatório para o retorno presencial, a diretoria da ADUFS acionará o Poder Judiciário.

Outras definições da Assembleia foram: consulta aos departamentos sobre passaporte vacinal e resolução do CONEPE; nota coletiva de alerta sobre o ensino híbrido; e doação de 100 absorventes no Ato Mulheres contra a Pobreza/Fora Bolsonaro, que terá como uma das pautas a pobreza menstrual; divulgação no site da ADUFS do laudo técnico de engenharia sobre a sede da entidade.

Ficou deliberada também a realização de uma nova Assembleia ainda neste mês de dezembro.

 

 

Veja também