NATAL & UNIVERSIDADE. IMPROVÁVEIS ENCONTROS

Notícias

Desde a Proclamação da República, o Brasil sempre se achou um país secularizado e laico. Nunca o foi, mas sempre se engana com estas formalidades. Natal é uma festa religiosa cristã que se tornou mercantil até não querer mais. A universidade é uma instituição de ensino superior, laica, e que procura viver nos "limites da simples razão”. Portanto, encontros improváveis. Improbabilidades nos fazem pensar, pelo menos.

A diretoria da ADUFS entende o Natal em seu sentido simbólico e não doutrinário. Não temos nenhuma intenção de usarmos mensagem de Natal para fazer apologia religiosa. Tomamos esse “acontecimento” de fim de ano em sentido simbólico naquilo que possa ter de mais profundo e que nos diga algo para além do mercantilismo natalino tolo e que se perde em mensagens mecânicas ou musiquinha de melodia panfletária... “Então é Natal...”

A diretoria da ADUFS entende o Natal como a improbabilidade em seu sentido mais radical: a esperança nasce do lugar onde menos se espera ou falar de Natal é falar de uma família de refugiados, pobres, perseguidos pelo Império e que tinha como missão salvar um filho das garras de um genocida que pode ser um rei da Judéia ou um presidente miliciano. Pensar e viver o Natal é entender como a fragilidade vence o terror.

A universidade pública brasileira vive sob ataque em vários sentidos. Na sua autonomia, pelo negacionismo, pelos golpismos, pelo ataque à ciência, pela corrosão salarial de docentes e técnicos administrativos, pelos cortes generalizados de seus recursos... É preciso renascer enquanto instituição pública consciente de seu papel para a maioria da população pobre brasileira. Assim como no passado a criança de Belém resistiu e sobreviveu ao terror, a Universidade pública brasileira é convocada a enfrentar o terror de hoje e estar à altura das lutas vindouras.

Neste espírito natalino bem entendido, a diretoria da ADUFS vem desejar a todos e todas que fazem a UFS (Universidade Federal de Sergipe) um bom Natal e um espírito firme naquela paz inquieta que nos anima a viver e a superar as adversidades.

 

24/12/2021, DIRETORIA DA ADUFS

 

 

Veja também