Pela suspensão imediata do calendário acadêmico vigente da UFS: Nota da Diretoria da ADUFS em defesa da vida

Notícias

O avanço da vacinação, ainda que em escala menor do que defendemos, trouxe, desde o final de 2021, uma esperança da retomada gradual das atividades acadêmicas de forma presencial. A comunidade acadêmica, já exausta das atividades online, vislumbrou na queda consistente e lenta do número de mortes e novos casos uma possibilidade concreta de caminhar de volta à “normalidade”.

Nesse cenário, a comunidade foi surpreendida por um “plano” de retomada às atividades presenciais confuso e repleto de inconsistências, trazendo concomitantemente as modalidades de ensino presencial, híbrido e remoto. Embora tenha sido, por fim, aprovada em reunião do CONEPE, tais confusões e inconsistências são próprias de construções unilaterais, gestadas na administração, sem ouvir a comunidade acadêmica.

Enquanto estávamos tentando, em vão, compreender o ensino híbrido e como as medidas de biossegurança seriam garantidas nesse retorno, necessitando inclusive a judicialização da cobrança de passaporte vacinal, fomos surpreendidos mais uma vez pelo assustador contágio da variante ômicron, poucos dias antes do retorno das aulas de forma presencial.

Diante disso, a diretoria da ADUFS reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade, pública, gratuita e socialmente referenciada, mas também com a defesa da ciência e da vida. Entendemos que esses valores são fundamentais e inegociáveis e que, indubitavelmente, vão frontalmente de encontro à volta às aulas de forma presencial nesse momento.

Portanto, a diretoria da ADUFS solicita a suspensão imediata do calendário acadêmico vigente, sob o risco de a comunidade acadêmica se submeter à possibilidade de contágio nos deslocamentos e interações durante os preparativos de volta às aulas presenciais, assim como solicita a revisão e discussão ampla sobre as regras de ensino aprovadas para esse retorno.

Por fim, convocamos todas as professoras e todos os professores para assembleia geral de hoje, 25/01, a ser realizada de forma online, com primeira chamada às 14h.

 

São Cristóvão, 25/01/2022

Diretoria da ADUFS

 

 

 

Veja também