ADUFS marca presença no 40º Congresso do ANDES-SN

Especiais

De 27 de março a 1º de abril, professoras e professores de todos os cantos do país estiveram reunidos na cidade de Porto Alegre para participar do 40º Congresso do ANDES-SN. No total, foram 89 seções sindicais e 642 participantes, entre delegadas/os, observadoras/es e convidadas/os. O encontro foi a primeira atividade presencial do Sindicato Nacional desde o início da pandemia do novo coronavírus. A crise sanitária, que ainda enfrentamos, esteve entre os assuntos discutidos e também determinou algumas medidas necessárias à saúde coletiva. Além da obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança, como máscaras e álcool gel, foi exigida a apresentação de teste negativo para Covid-19 como critério para o credenciamento. 

Com o tema “A vida acima dos lucros”, o espaço deliberativo das e dos docentes tratou de debates sobre a educação pública, o cenário político brasileiro e conflitos mundiais, como a guerra na Ucrânia. Diante de uma conjuntura adversa, que resulta no desemprego de mais de 14 milhões de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil, com o país voltando a figurar no mapa da fome, altas constantes nos preços de combustíveis e alimentos básicos e ataques aos serviços públicos, uma das lutas que devem ser fortalecidas pela categoria é o “Fora Bolsonaro”. 

A ADUFS chegou ao Congresso com uma delegação composta de 14 docentes da Universidade Federal de Sergipe, sendo 9 delegada/os e as/os demais observadoras/es. O professor Romero Venâncio, atual presidente da Associação e delegado ao 40º Congresso, avaliou a crise mais recente do governo Bolsonaro, que culminou com a saída de Milton Ribeiro do Ministério da Educação. Para o professor, “Bolsonaro é um inimigo declarado da Universidade e da Educação Pública. Milton Ribeiro caiu por denúncias de corrupção, mas em seu lugar teremos outro ministro com uma agenda semelhante. Por isso, é fundamental fortalecer as lutas do Andes e estar nas ruas”, defendeu Romero. 

Plano de Lutas

Delegadas e delegados aprovaram o plano de lutas das Instituições Federais de Ensino Superior. Entre eles estão a luta contra as intervenções nas universidades, institutos federais e Cefets, a realização de ações de comunicação, atos públicos, pressão junto a parlamentares, entre outras, para denunciar o impacto das intervenções.

As e os congressistas também foram favoráveis ao reforço da luta histórica pela defesa de eleições diretas, paritárias ou universais e pelo fim da lista tríplice e defenderam a revogação da nomeação de interventoras/es, exigindo respeito à autonomia universitária. 

A luta contra os cortes e contingenciamentos orçamentários e pela recomposição e ampliação do orçamento público adequado para o funcionamento e expansão das universidades, institutos e centros federais continua sendo pauta prioritária. Assim como a luta contra os cortes e pela recomposição dos orçamentos para a Ciência, Tecnologia e Humanidades, que devem acontecer com ações de mobilização em conjunto com entidades estudantis e científicas.

Outra deliberação aprovada foi a de manter e ampliar a Campanha Nacional “Defender a Educação Pública é nossa Escolha para o Brasil” com a interiorização de suas ações, junto às seções sindicais e entidades da educação, buscando ampliar seu diálogo com a sociedade. 

Professoras e professores decidiram ainda lutar contra o avanço da proposta do Reuni Digital e intensificar a luta contra os projetos Future-se, os Fundos Patrimoniais e Novos Caminhos, ou qualquer projeto similar de mercantilização e privatização da Educação Pública, reafirmando o projeto defendido pelo ANDES-SN ao longo dos seus 41 anos de luta.

Ato pelas liberdades democráticas e em defesa do Serviço Público

O 40º Congresso Nacional do ANDES-SN teve seu desfecho em um importante ato pelas liberdades democráticas e em defesa do Serviço Público. A data em que ocorreu o ato público (1º de abril) rememora o início da ditadura empresarial e militar no Brasil. Docentes lembraram - para que não possamos jamais esquecer - o regime político que durante 21 anos atacou a classe trabalhadora, com arrocho salarial, repressão, desaparecimento e mortes.

A luta em defesa dos serviços públicos também ecoou pelas ruas de Porto Alegre e devem continuar a mobilizar docentes e demais servidoras/res que seguem em agenda nacional de mobilização por reposição salarial emergencial, pela revogação imediata da Emenda Constitucional 95/Teto dos Gastos e pela rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/Reforma Administrativa. 

Revista Universidade e Sociedade 69 - Políticas Educacionais: Desafios e Dilemas

A 69ª edição da revista Universidade e Sociedade foi lançada no Congresso. Com o tema “Políticas educacionais: desafios e dilemas”, a publicação conta com 7 artigos e contempla diversas temáticas, entre elas a política educacional brasileira e o adoecimento docente e traz ainda uma bela homenagem à artista Elza Soares. Esse importante instrumento de divulgação e formação do Sindicato Nacional também está disponível em versão digital no site do ANDES-SN .

Próximo Congresso + Dia Nacional de Mobilização "Bolsonaro Nunca Mais”

Quanto à eleição do Sindicato, a maioria aprovou a prorrogação do mandato da atual diretoria (gestão 2020/2023) até o dia da posse da nova diretoria eleita. A eleição deverá ser realizada no mês de maio de 2023. As e os docentes também aprovaram, por ampla maioria, a realização do próximo Congresso na cidade de Rio Branco (AC).

A categoria também decidiu pela refiliação do ANDES-SN ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), decisão tomada na plenária que tratou de Questões Organizativas e Financeiras.

O ANDES-SN e a ADUFS seguem em luta contra o desgoverno genocida de Bolsonaro, em defesa da Ciência, da Educação Pública socialmente referenciada e da vida.

Dando continuidade às lutas, no dia 9 de abril, novos protestos acontecem em todo o país contra o presidente genocida e inimigo da Educação. Em Aracaju, o Dia Nacional de Mobilização "Bolsonaro Nunca Mais" será na Praça de Eventos do Mercado, a partir das 8 horas  da manhã.

*Com informações do ANDES-SN. 

 

Veja também