Bernard Charlot recebe título de Doutor Honoris Causa

Notícias
Créditos: Ascom UFS
Créditos: Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe vai conceder o mais nobre título da Casa ao pesquisador francês que há 19 anos migrou para o Brasil, escolhendo Aracaju como lugar para viver e trabalhar.


Aprovada por unanimidade pelo Centro de Ciências Humanas da UFS, a honraria a Bernard Charlot foi uma indicação do Departamento de Educação em reconhecimento às contribuições do professor para a constituição de uma pedagogia colaborativa e solidária. 

A sessão solene será no dia 17 de outubro (segunda-feira), a partir das 18 horas, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, localizada na Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos. 

 

Bernard e sua Antropopedagogia 

A Carta que fundamenta a indicação do professor ao título apresenta o currículo do mestre e a sua produção bibliográfica. O professor ficou conhecido fora de seu país de origem por suas produções publicadas, entre as quais, “Mistificação Pedagógica”, “A Relação com o Saber: elementos para uma teoria” e, mais recentemente, “Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea”, que impulsiona a reintroduzir a humanidade no debate sobre educação e a pensar uma antropopedagogia contemporânea em tempos difíceis para (re)ligar e (re)conectar processos de ensinar e aprender coletiva e solidariamente, aponta do documento assinado pela professora doutora Eliana Sampaio Romão e referendado por todo o Departamento de Educação da UFS. 

 

Há mais de 40 anos, Bernard estuda questões voltadas para a escola e sua relação com o saber, apontando as causas e formas de enfrentamento do fracasso escolar de crianças das camadas menos favorecidas. Além de professor que educa, brinda professores e professoras na área das Ciências Humanas e Sociais, com especial relevância ao conhecimento no campo da Educação em seus níveis básico e superior. São vinte e dois livros, dezenas de capítulos, artigos e relatórios traduzidos em mais de 18 idiomas. O professor também orientou dezenas de teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado na França e no Brasil, onde leciona atualmente.

Ele e a professora doutora Veleida Anahi Charlot lideram o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON), promovendo há 15 anos o Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade pelo DED/UFS. Evento que conta com a participação de um número expressivo de pesquisadores do Brasil e do mundo.

Bernard foi professor da Universidade de Tunes, na Tunízia; professor titular emérito da Universidade de Paris 8, na França; professor visitante catedrático da Universidade Federal do Porto, em Portugal; professor visitante do Departamento de Educação da UFS; Doutor. Honoris Causa da Universidade de Patras, na Grécia, e da Universidade Federal de Pernambuco. 

Citado e reconhecido internacionalmente entre educadores progressistas, a exemplo de Bogdan Suchodolski, George Snyders, Alighiero Manacorda, Anton Makarenko, Dermeval Saviani, entre outros renomados educadores, Bernard Charlot é doutor em Educação (doctorat d’État equivalente a Livre Docência) da Universidade de Paris e não há dúvidas de sua contribuição para elevar a Universidade Federal de Sergipe, com pesquisas científicas, avaliações e orientações de muitos mestres, doutores e pós-doutores dessa Universidade.
 

*matéria produzida com informações da Carta justificativa título Honoris Causa concedido pela UFS ao professor Bernard Charlot, apresentada ao Centro de Ciências Humanas da UFS em maio de 2022. 

Veja também