Bernard Charlot recebe título de Doutor Honoris Causa

A Universidade Federal de Sergipe vai conceder o mais nobre título da Casa ao pesquisador francês que há 19 anos migrou para o Brasil, escolhendo Aracaju como lugar para viver e trabalhar.
Aprovada por unanimidade pelo Centro de Ciências Humanas da UFS, a honraria a Bernard Charlot foi uma indicação do Departamento de Educação em reconhecimento às contribuições do professor para a constituição de uma pedagogia colaborativa e solidária.
A sessão solene será no dia 17 de outubro (segunda-feira), a partir das 18 horas, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, localizada na Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos.
Bernard e sua Antropopedagogia
A Carta que fundamenta a indicação do professor ao título apresenta o currículo do mestre e a sua produção bibliográfica. O professor ficou conhecido fora de seu país de origem por suas produções publicadas, entre as quais, “Mistificação Pedagógica”, “A Relação com o Saber: elementos para uma teoria” e, mais recentemente, “Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea”, que impulsiona a reintroduzir a humanidade no debate sobre educação e a pensar uma antropopedagogia contemporânea em tempos difíceis para (re)ligar e (re)conectar processos de ensinar e aprender coletiva e solidariamente, aponta do documento assinado pela professora doutora Eliana Sampaio Romão e referendado por todo o Departamento de Educação da UFS.
Há mais de 40 anos, Bernard estuda questões voltadas para a escola e sua relação com o saber, apontando as causas e formas de enfrentamento do fracasso escolar de crianças das camadas menos favorecidas. Além de professor que educa, brinda professores e professoras na área das Ciências Humanas e Sociais, com especial relevância ao conhecimento no campo da Educação em seus níveis básico e superior. São vinte e dois livros, dezenas de capítulos, artigos e relatórios traduzidos em mais de 18 idiomas. O professor também orientou dezenas de teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado na França e no Brasil, onde leciona atualmente.
Ele e a professora doutora Veleida Anahi Charlot lideram o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON), promovendo há 15 anos o Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade pelo DED/UFS. Evento que conta com a participação de um número expressivo de pesquisadores do Brasil e do mundo.
Bernard foi professor da Universidade de Tunes, na Tunízia; professor titular emérito da Universidade de Paris 8, na França; professor visitante catedrático da Universidade Federal do Porto, em Portugal; professor visitante do Departamento de Educação da UFS; Doutor. Honoris Causa da Universidade de Patras, na Grécia, e da Universidade Federal de Pernambuco.
Citado e reconhecido internacionalmente entre educadores progressistas, a exemplo de Bogdan Suchodolski, George Snyders, Alighiero Manacorda, Anton Makarenko, Dermeval Saviani, entre outros renomados educadores, Bernard Charlot é doutor em Educação (doctorat d’État equivalente a Livre Docência) da Universidade de Paris e não há dúvidas de sua contribuição para elevar a Universidade Federal de Sergipe, com pesquisas científicas, avaliações e orientações de muitos mestres, doutores e pós-doutores dessa Universidade.