Frente Popular por Direitos e Democracia criada em Sergipe

Notícias

*Depois da tentativa de golpe em nosso país, diversas organizações se juntaram para defender a Democracia e reivindicar direitos coletivos para a classe trabalhadora. A Adufs faz parte dessa construção em Sergipe. Confira abaixo a Nota Pública construída pelas organizações e militantes que compõe a Frente Popular por Direitos e Democracia.
 

Estamos com Lula por mais direitos e pela democracia

Nós, sindicatos, movimentos populares, partidos políticos e demais organizações de Sergipe nos unificamos em uma única Frente Popular, que vem manifestar sua posição política:

1. Repudiamos as ações golpistas que ocorreram em Brasília, protagonizadas pela extrema direita. Foi com a conivência e a colaboração de agentes públicos das forças armadas, da polícia militar, do serviço de inteligência, sequestrados pelo bolsonarismo, além do próprio governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do seu secretário de segurança pública, Anderson Torres, dentre outros, que a invasão dos prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário se tornou possível.

2. O atual Ministro da Defesa, José Múcio, que fora escolhido para o ministério única e exclusivamente por pressão dos militares bolsonaristas, demonstrou que age como um cavalo de Tróia dentro do governo Lula. O Ministro Múcio tentou vender a ideia que os acampamentos golpistas na frente dos quartéis se tratavam de “movimentos democráticos”. Essa é a prova da sua cumplicidade com a tentativa golpista.

3. Defendemos, portanto, a exoneração de todos os fascistas que se infiltraram no governo democraticamente eleito, inclusive dentre os mais de 7 mil militares nomeados por Bolsonaro; a exoneração dos agentes públicos que consentiram e prevaricaram no ensaio golpista em Brasília; e a identificação e responsabilização de todos os seus financiadores. Esse é o melhor momento para tal, quando o governo Lula acaba de ser eleito por 60 milhões de votos e há amplo repúdio internacional contra os ataques criminosos à democracia no Brasil.

4. Exigimos, inclusive, que o governo estadual liderado por Fábio Mitidieri e o Ministério Público Federal investiguem e possibilitem a punição dos sergipanos que participaram de forma direta dos atos golpistas e, indiretamente, como financiadores.

5. Manifestamos apoio à Intervenção Federal no DF, decretada por Lula. Do mesmo modo, apoiamos a reação do judiciário ao impor o fim dos acampamentos golpistas, o afastamento do governador do DF e a decretação da prisão do secretário de segurança pública e do comandante da PM do DF.

6. Teremos pela frente uma luta prolongada contra o fascismo e o neoliberalismo. Caberá às forças populares organizar e mobilizar a classe trabalhadora. Só com elas, poderemos derrotar as tentativas de golpe dos militares e o terrorismo dos bolsonaristas. Cientes disso, é que estamos construindo essa ferramenta de unidade política e de ação na esquerda sergipana. Temos a convicção de que, por esse caminho, ao final, o fascismo será derrotado em todo o Brasil.

Frente Popular por Direitos e Democracia


"Luto por teto,

trabalho e pão
Sem anistia
é Bolsonaro na prisão" .

Veja também