NOTA DE REPÚDIO

Notícias

No dia 20 de março de 2024, nesta quarta-feira, na Assembleia da ADUFS, em meio a um debate após a aprovação do indicativo de greve por nossa categoria, o professor Kleber Matos insistiu em colocar em votação uma consulta pelo Sigaa sobre o indicativo de greve.

A mesa fez o esclarecimento de que a proposta não foi acatada porque o assunto já tinha sido deliberado através de votação e ainda que eventual consulta eletrônica fere as normas previstas no Estatuto do ANDES-SN.

O Estatuto define que é nas assembleias que devem ser tomadas as deliberações da categoria, porque possibilita o debate político e a livre manifestação das pessoas associadas, condições que são imprescindíveis para fundamentar as decisões da categoria, sobretudo em casos de decisão de greve.

Contudo, mesmo com o esclarecimento, o professor se direcionou de forma desrespeitosa à mesa composta três mulheres da Diretoria da ADUFS e tentou tomar o microfone da mão da presidenta, professora Josefa Lisboa.

Nesse momento, várias sindicalizadas e sindicalizados, bem como participantes da assembleia intervieram e se manifestaram contrárias e contrários a essa atitude do professor. 

Ainda assim, considerando nossa posição pacífica e nossa constante luta por liberdade de expressão, o microfone foi concedido ao professor que, em sua fala, além de não ter assumido a responsabilidade pela violência cometida, ainda tentou inverter a situação.

A ADUFS através desta nota esclarece os fatos e repudia qualquer violência política de gênero.

Ressaltamos que o Brasil é recordista em casos de violências contra as mulheres e que práticas como essas em um espaço político de debates, como é a assembleia docente, visam calar, intimidar e impedir que as mulheres cheguem e permaneçam em espaços de decisão.

Essa atitude não atacou apenas as professoras que estavam na mesa ou presentes na assembleia, mas todas as mulheres, expressando nitidamente a face da violência política de gênero que sofrem ao ingressarem na política.

Por isso, é com indignação que nós da ADUFS repudiamos qualquer violência política de gênero e reforçamos o nosso compromisso com o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.

A violência política de gênero ameaça à democracia e a construção de uma sociedade justa e igualitária!

Diretoria da ADUFS

São Cristóvão

20 de março de 2024

Veja também