60 ANOS DO GOLPE

Notícias

Não, não é mentira. Se o Governo Federal não cumpre com sua obrigação em rememorar e repudiar as ações e consequências do golpe de 1964, cabe às organizações sociais fazê-lo. Nos dias 1 e 2 de abril, a ADUFS organiza um seminário para rememorar o golpe civil-empresarial-militar orquestrado em 1964. São 60 anos de ruptura política e institucional que escancara até o presente momento as chagas de sua feitura.

O espaço contará com a presença de docentes, pesquisadores, estudiosos do tema e militantes políticos perseguidos durante o período de 1964 a 1984.

A abertura do seminário conta com a presença dos professores Fernando Sá e Alexandrina Luz, com a palestra “A DITADURA EM QUESTÃO”. Logo mais a noite, ainda no dia 1º de abril, os professores Evaldo Becker e Romero Venancio compõem sobre “tortura, estado de exceção e memória.”

Já no dia 2 de abril, terça, pela manhã contaremos com uma intervenção cultural no pocket show “Agora é minha vez!”, com Mali na Voz. Ainda pela manhã teremos um ato que conta a presença de Jones Manoel, professor de história, youtuber e militante político, Marcélio Bomfim, coordenador do Comitê Sergipano pela Verdade, Memória e Justiça, e da professora Josefa Lisboa, presidenta da ADUFS.

Já no período da tarde teremos uma oficina sobre juventude e memória, organizada por Jones Manoel e Jeadi Frazão, intitulada “1964 ontem e hoje: juventude e memória; .

A atividade ocorre no auditório Luiz Alberto Santos, o auditório da ADUFS. A atividade é organizada juntamente com SINTUFS, DCE UFS, CUT Sergipe, UJC, PCB RR, Movimento Correnteza, Coletivo Afronte! e Consulta Popular.

Segue abaixo a programação completa

 

PROGRAMAÇÃO

 

01/04 – Segunda-feira,

14h

  • 1964 E A DITADURA EM QUESTÃO

Palestrantes:

Prof. Antônio Fernando de Araújo Sá (DHI)

Profa. Alexandrina Luz Conceição (PPGEO)

 

 19h.

  • A DITADURA, A TORTURA, O ESTADO DE EXCEÇÃO E A MEMÓRIA

Prof. Evaldo Becker

Prof. Romero Venâncio Jr.

Local: AUDITÓRIO LUIZ ALBERTO SANTOS/ Auditório da ADUFS

 

02/04 – Terça-feira

Local: RESUN UFS SC

 9h30.

 Mali na Voz: Pocket show “Agora é minha vez

10h.

ATO - 1964 E A MEMÓRIA

Jones Manoel - historiador, youtuber, professor de história, escritor, militante comunista marxista-leninista e político brasileiro

Marcélio Bomfim – Coordenador do Comitê Sergipano pela Verdade, Memória e Justiça

Josefa Lisboa - ADUFS

 14h.

Local: AUDITÓRIO LUIZ ALBERTO SANTOS

OFICINA: 1964 ONTEM E HOJE. JUVENTUDE E MEMÓRIA

Jones Manoel e Jeadi Frazão

 

 

Veja também