60 ANOS DO GOLPE
ADUFS organiza seminário sobre os 60 anos do golpe civil-empresarial-militar no Brasil

Não, não é mentira. Se o Governo Federal não cumpre com sua obrigação em rememorar e repudiar as ações e consequências do golpe de 1964, cabe às organizações sociais fazê-lo. Nos dias 1 e 2 de abril, a ADUFS organiza um seminário para rememorar o golpe civil-empresarial-militar orquestrado em 1964. São 60 anos de ruptura política e institucional que escancara até o presente momento as chagas de sua feitura.
O espaço contará com a presença de docentes, pesquisadores, estudiosos do tema e militantes políticos perseguidos durante o período de 1964 a 1984.
A abertura do seminário conta com a presença dos professores Fernando Sá e Alexandrina Luz, com a palestra “A DITADURA EM QUESTÃO”. Logo mais a noite, ainda no dia 1º de abril, os professores Evaldo Becker e Romero Venancio compõem sobre “tortura, estado de exceção e memória.”
Já no dia 2 de abril, terça, pela manhã contaremos com uma intervenção cultural no pocket show “Agora é minha vez!”, com Mali na Voz. Ainda pela manhã teremos um ato que conta a presença de Jones Manoel, professor de história, youtuber e militante político, Marcélio Bomfim, coordenador do Comitê Sergipano pela Verdade, Memória e Justiça, e da professora Josefa Lisboa, presidenta da ADUFS.
Já no período da tarde teremos uma oficina sobre juventude e memória, organizada por Jones Manoel e Jeadi Frazão, intitulada “1964 ontem e hoje: juventude e memória; .
A atividade ocorre no auditório Luiz Alberto Santos, o auditório da ADUFS. A atividade é organizada juntamente com SINTUFS, DCE UFS, CUT Sergipe, UJC, PCB RR, Movimento Correnteza, Coletivo Afronte! e Consulta Popular.
Segue abaixo a programação completa
PROGRAMAÇÃO
01/04 – Segunda-feira,
14h
- 1964 E A DITADURA EM QUESTÃO
Palestrantes:
Prof. Antônio Fernando de Araújo Sá (DHI)
Profa. Alexandrina Luz Conceição (PPGEO)
19h.
- A DITADURA, A TORTURA, O ESTADO DE EXCEÇÃO E A MEMÓRIA
Prof. Evaldo Becker
Prof. Romero Venâncio Jr.
Local: AUDITÓRIO LUIZ ALBERTO SANTOS/ Auditório da ADUFS
02/04 – Terça-feira
Local: RESUN UFS SC
9h30.
Mali na Voz: Pocket show “Agora é minha vez
10h.
ATO - 1964 E A MEMÓRIA
Jones Manoel - historiador, youtuber, professor de história, escritor, militante comunista marxista-leninista e político brasileiro
Marcélio Bomfim – Coordenador do Comitê Sergipano pela Verdade, Memória e Justiça
Josefa Lisboa - ADUFS
14h.
Local: AUDITÓRIO LUIZ ALBERTO SANTOS
OFICINA: 1964 ONTEM E HOJE. JUVENTUDE E MEMÓRIA
Jones Manoel e Jeadi Frazão