Nota de solidariedade de SINTUFS e ADUFS ao Coletivo Estudantil Afronte!

Notícias

SINTUFS e ADUFS expressam total solidariedade ao Coletivo Estudantil Afronte! Sergipe. Na última terça-feira (16), o Afronte! instalou faixas pelo campus São Cristóvão denunciando o golpe perpetrado pela atual administração da Reitoria da UFS, exigindo transparência e democracia nas próximas eleições para *Reitoria e Vice*. Curiosamente, na manhã de quarta (17), as faixas haviam desaparecido como num passe de mágica.

As faixas faziam menção ao golpe político ocorrido em 15 de julho de 2020 na UFS. Sob pretexto da pandemia de Covid 19, uma sessão virtual completamente arbitrária do Colégio Eleitoral Especial da UFS elegera o então vice-reitor Valter Santana, sem qualquer processo de consulta à comunidade. O golpe de 15 de julho rasgou uma tradição democrática construída desde 1984, nos idos da campanha “Diretas Já!”.

As entidades sindicais manifestam seu mais profundo repúdio à remoção das faixas. Tal ação, evidentemente, não se trata de limpeza ou ação semelhante, mas uma clara tentativa de silenciar aquelas e aqueles que ousam expor as práticas antidemocráticas que estão, lamentavelmente, se tornando uma rotina na UFS. Exigimos a identificação dos responsáveis diretos e a devolução das faixas em seus locais de exibição.

SINTUFS e ADUFS evidenciam que não serão cúmplices de qualquer tentativa de repressão ou de atos contrários aos princípios democráticos. Continuarão vigilantes e combativos na defesa da liberdade de expressão do movimento estudantil e da democracia na UFS, não se calando diante de tentativas de intimidação ou censura.

São Cristóvão, 17 de julho de 2024.

Coordenação Executiva do SINTUFS

Diretoria da ADUFS

Veja também