ELEIÇÕES REITORIA 2025-2028

Notícias

Nos dias 28 e 29 de agosto acontece a Consulta Pública para indicar a chapa para Reitoria e Vice da Universidade Federal de Sergipe em todos os campi. A exceção é o pleito do Campus Itabaiana, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em virtude de feriado municipal.

A eleição é presencial e conta com a participação de todos os setores: estudantes de Graduação e Pós-graduação, servidoras e servidores técnico-administrativos e docentes, tanto da ativa quanto aposentados e aposentadas.

Duas chapas concorrem ao pleito:

“Ensino e Liberdade”, composta por Professor David Soares e Alan Almeida.

“UFS da Gente!”, composta por André Maurício e Silvana Bretas.

Apesar da imposição de um modelo previsto pela Resolução nº44/2022, que gera oficialidade para uma votação que não respeita o peso e a proporcionalidade entre toda a comunidade acadêmica, as entidades seguem com sua consulta no sentido de disputar os rumos para uma escolha democrática para a instituição.

HERANÇA DAS “DIRETAS JÁ!”

A consulta é organizada pelas entidades da comunidade acadêmica: ADUFS, SINTUFS, DCE UFS E ASAP. O processo acontece há 40 anos da instituição e surgiu a partir da campanha pelas “Diretas Já!”, com o mote “Diretas urgente, de reitor a presidente!”

De 1984 até então, seis reitores foram escolhidos nos moldes da Consulta Pública:

Eduardo Garcia (1984)

Clodoaldo Alencar (1988)

Luiz Hermínio (1992)

José Fernandes Lima (1996-2004)

Josué Sobrinho (2004-2012)

Ângelo Antoniolli (2012-2020)

O atual reitor Valter Santana não fora escolhido de forma direta e democrática em virtude de um golpe político orquestrado através do reitor Ângelo Antoniolli. O imbróglio ocorrido na reunião do Colégio Eleitoral Especial em 15 de julho abriu brecha para a indicação de Liliádia Barreto como interventora até abril de 2021.

 

 

Veja também