NOTA
EM DEFESA DA DEMOCRACIA E AUTONOMIA DA UFS

Desde a posse oficial do professor André Maurício à Reitoria da UFS, ocorrida em 6 de junho, que a instituição vem recuperando sua autoestima. Depois de quatro anos de uma Reitoria imposta, a democracia começa a tomar fôlego.
Contudo, algumas práticas não se alteraram. Queremos chamar a atenção para dois eventos marcantes e destacar a necessidade de reflexão da Reitoria, sob pena de comprometer a trajetória que está apenas no início.
A primeira, trata-se da indicação e escolha de presidente da FAPESE (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe) pelo CONSU. Até o dia da reunião (25/7) conselheiras e conselheiros não sabiam qual(is) nome(s) estava(m) sendo indicado(s) pelo reitor. Mesmo assim, o CONSU aprovou, sem grandes discussões, o nome da professoras Maira Bittencourt (titular) e Yzila Liziane Farias Maia de Araujo (suplente) para o mandato de dois anos.
O segundo, trata-se do procedimento para pagamento de auxílio-transporte a servidoras e servidores, a partir da IN nº 71/2025, de 19 de fevereiro de 2025. Ora, tal IN cria um sistema de controle do comparecimento da servidora e servidor ao trabalho, extrapolando os limites regulamentares a ela inerentes, violando, frontalmente, o disposto no art. 6°, §7°, alínea “e”, do Decreto nº 1.590/1995 e, por consequência, o princípio da legalidade.
Tal medida pode impactar na vida econômica de docentes e demais servidores e em nada contribui para o processo democrático defendido no decorrer das eleições para a Reitoria. Essa é uma pauta que está no Acordo de Greve docente de 2024 e que ainda não há um desfecho sobre o tema. A UFS deve exercer sua autonomia administrativa em diálogo com a comunidade acadêmica, e não apenas executar normas impostas pelo MEC/MGI.
Nesse sentido, a ADUFS vem alertar o professor André Maurício sobre o impacto destas medidas na vida acadêmica institucional em tempos de ameaças de Reforma Administrativa, Arcabouço Fiscal, corte de gastos, e ameaças a direitos históricos das categorias universitárias.
São Cristóvão, 11 de agosto de 2025.
Diretoria da ADUFS-Seção Sindical
Gestão “Autonomia e Luta” (2024-2026)