MOBILIZAÇÃO

Notícias

Na última quarta-feira (17), ocorreu a última Assembleia Geral ordinária de 2025. O evento ocorreu no auditório da ADUFS, no Campus São Cristóvão, e contou com a presença de dezenas de colegas da categoria, além daquelas e daqueles que acompanharam a transmissão pelo Instagram.

A assembleia aprovou por unanimidade dois Textos de Resolução (TR) a serem incorporados no caderno de textos do 44° Congresso do ANDES-SN, que acontece entre os dias 2 e 6 de março de 2026, em Salvador (BA). O primeiro texto diz respeito a uma proposta de estruturação da carreira e foi a presentado pelo professor Pedro Leite, integrante do Grupo de Trabalho de Carreira da UFS (GT Carreira).

 Já o segundo texto diz respeito à análise de conjuntura nacional, com foco na luta contra o Arcabouço Fiscal e a proposta de Reforma Administrativa (PEC nº 38) que tramita no Congresso Nacional. O texto foi apresentado pelo professor Airton de Paula, integrante do Grupo de Trabalho de Formação Política e Sindical da UFS (GTFPS).

ADICIONAIS, AUXÍLIOS E CGU

O ponto mais aguardado da assembleia ouviu a advogada Gabrielle Lobo, representante do Escritório Fernandes Advogados, responsável pela Assessoria Jurídica do sindicato. Gabrielle deu o repasse da reunião convocada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) na última sexta-feira (14), juntamente com representantes do SINTUFS.

A pedido da Controladoria Geral da União (CGU), a universidade organizou uma auditoria sobre o pagamento do auxílio-transporte e adicionais no decorrer da pandemia de Covid 19, entre os anos de 2020 e 2022. A instituição enviou um link do Google Formas para as Chefias de Departamento, orientando que docentes, servidoras e servidores preencham as informações sobre trabalho no período citado.

A Assessoria Jurídica ressaltou que, neste momento, não há qualquer chamada para devolução de qualquer valor ao erário público, orientando a categoria a responder ao formulário com o máximo de informações possível. Após uma série de questionamentos e dúvidas, a Diretoria da ADUFS ressaltou que não aceitará qualquer devolução dos auxílios e adicionais que, na prática, compõem a malha salarial da categoria.

“Temos elementos para judicializar a questão, caso a categoria julgue necessário, quando houver qualquer solicitação para devolver estes valores. Por enquanto, orientamos a categoria a preencher o formulário com o máximo de informação possível do período”, ressaltou Gabrielle.

Acompanhe a orientação completa da Assessoria Jurídica aqui.

 

 

Veja também