Em assembleia, professores aprovam luta contra reforma da Previdência

Notícias
Professores se reuniram na manhã desta segunda-feira (18) no auditório da ADUFS (Carolina Timoteo/ADUFS)
Professores se reuniram na manhã desta segunda-feira (18) no auditório da ADUFS (Carolina Timoteo/ADUFS)

Na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do sindicato, aconteceu a Assembleia Geral dos Professores da ADUFS. Em pauta, além dos tradicionais informes e do repasse sobre o 38° Congresso Nacional do ANDES-SN, o debate acerca da luta contra a reforma da Previdência e da nota técnica nº 2556 /2018/ MPDG – referente ao pagamento dos retroativos da progressão funcional docente.

Para começar, os informes. Primeiro, que a ADUFS participará do ato nacional contra a reforma da Previdência, na próxima quarta-feira (20), em São Paulo; depois, no mesmo sentindo, que o sindicato também estará presente na manifestação que acontecerá em Aracaju, às 15h do mesmo dia, na praça General Valadão; por fim, que membros da diretoria participaram de panfletagens e atividades de mobilização para o ato da próxima quarta no centro da capital.

Após breve análise de conjuntura de membros da diretoria da ADUFS, a assembleia seguiu e a discussão se deu sobre o ataque que significa a atual proposta de reforma da Previdência aos direitos sociais.

Os professores presentes também salientaram a tarefa diária de defender as liberdades de cátedra e científica - ambas sob forte ataque no governo Bolsonaro.

Outro ponto de pauta da assembleia foi o pagamento dos retroativos da progressão funcional docente. Deliberou-se solicitar assessoria jurídica do Sindicato Nacional a respeito dos efeitos de progressão e retroação. O intuito é realizar, posteriormente, uma assembleia oficial da ADUFS com a Reitoria.

Por fim, encaminhou-se que o sindicato mandará três delegados para a assembleia nacional contra a reforma da Previdência do dia 20, que unificará centrais sindicais, partidos de esquerda e movimentos sociais na praça da Sé, em São Paulo, e dois delegados (um suplente e um observador) para a reunião da CSP-Conlutas, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, também na capital paulista.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/


 

Veja também