Coletiva de Imprensa - corte de recursos e seus impactos na UFS

Notícias

Em virtude do massivo corte de recursos da Educação Pública Federal praticado pelo Governo Temer, as entidades representativas que compõem a comunidade acadêmica na UFS convocam os veículos de comunicação, entidades e movimentos sociais e toda a sociedade civil organizada para uma Coletiva de Imprensa a ser realizada na terça, dia 1º de Agosto, às 10h no Auditório da Adufs (Campus São Cristóvão), onde será discutida a calamitosa situação financeira da universidade.

Sabe-se que as universidades públicas sofreram corte de mais de 50% de seus recursos, sendo cerca de 15% nos gastos de custeio e 40% nas despesas de investimento (para realização de obras, por exemplo). Em abril, o Governo Federal cortou R$ 4,3 bilhões do orçamento do Ministério da Educação em manobras que reverberam até o início do segundo semestre, quando os recursos retirados puderam ser destinados para compra de votos dos parlamentares no processo de cassação de Temer por improbidade administrativa.

Na UFS, os cortes de recursos para Assistência Estudantil foram de mais de R$ 1 milhão, com reduções também nas bolsas de pesquisa e extensão. Diante do iminente fechamento das portas da UFS em outubro, o Sintufs, a Adufs e o DCE reforçam a necessidade tornar públicas a situação financeira da UFS e de democratizar a tomada de decisões dos próximos passoa diante do extremo contigenciamento e sucateamento da universidade pública brasileira, com impactos desastrosos na UFS.

Coletiva de Imprensa - corte de recursos na Educação Pública Federal e seus impactos na UFS

Quando: 1º de Agosto, às 10h

Onde: Auditório da Adufs (Campus São Cristóvão)

Veja também