DEMOCRACIA

Notícias

Na próxima quarta-feira (13), a comunidade acadêmica está convocada para definir os rumos da Universidade Federal de Sergipe pelos próximos quatro anos. A Assembleia Geral Universitária acontece a partir das 14h na Praça da Democracia – no Campus São Cristóvão – e deverá eleger a Comissão Eleitoral que organiza a Consulta Pública Paritária à Reitoria e Vice, além de um calendário contendo todos os passos do processo.

A atividade é organizada pelas entidades representativas da comunidade acadêmica: ADUFS, SINTUFS e DCE-UFS. No processo de escolha cada setor tem o mesmo peso, sem desigualdades entre docentes, discentes e categoria técnico-administrativa.

ENTRE TRANCOS E SOLAVANCOS

Apesar de iniciativas como a Resolução 44/2022/CONSU, que pretende tirar das entidades a responsabilidade de escolha à Reitoria e Vice, a Assembleia Geral Universitária vai seguir a tradição de quatro décadas de escolha democrática direta.

Para a professora Josefa Lisboa, presidenta da ADUFS, este é o momento de retomada democrática na condução dos rumos da UFS. “Nós sofremos um golpe em 2020, tivemos muitos problemas em meio à pandemia de Covid 19, chegamos a ter interventora na UFS por conta de toda a instabilidade, mas neste ano nós não vamos abrir mão de escolher o reitor ou reitora da nossa Universidade, essa escolha será feita pelo corpo profissional da ativa, aposentadas e aposentados, além de estudantes que constroem a nossa IES”, salientou.

A construção da Assembleia Universitária foi aprovada em Assembleia Geral da categoria docente em 26 de janeiro.

40 ANOS DE DEMOCRACIA

A Consulta Pública acontece há 40 anos na UFS, desde que o professor Aloísio Campos fora escolhido diretamente por servidoras e servidores técnico-administrativos, docentes e discentes em 1984, não por coincidência no turbilhão da Campanha “Diretas Já!”.

O professor que empresta seu nome ao Campus São Cristóvão abriu uma longa fila de gestores escolhidos diretamente por seus pares.

Para Wagner Vieira, coordenador Geral do SINTUFS, a Consulta Pública é a única forma democrática de eleger reitores e reitoras na Universidade, dado o seu histórico e seu caráter paritário. “Ela vem antes da Constituição de 1988, ela é anterior à Lista Tríplice. Ela é feita há mais de 40 anos. Mesmo depois de ter sofrido o golpe em 2020, é importante trazer novamente à comunidade acadêmica, de forma paritária e com voto dos aposentados e aposentadas”, afirmou.

Bruna Fernando, estudante de Estatística e presidenta do DCE-UFS, fala sobre a necessidade de conscientização da comunidade acadêmica para reforçar a tradição democrática da UFS para os mais de 25 mil estudantes na instituição.

 “Queremos aproveitar a assembleia pra ouvir todo mundo, além de reforçar a democracia na UFS. Tem muito estudante votando pela primeira vez, muita gente não sabe que pode votar pra reitor e reitora. Viemos de um último processo de escolha bem conturbado. Temos aí uma resolução, mas que infelizmente não nos representa, não condiz com a realidade do histórico da UFS. Então a consulta pública deve ser puxada pelas entidades, como sempre foi.”

 A TRAJETÓRIA DO GOLPE

Há quatro décadas que o Colégio Eleitoral Especial, órgão oficial da instituição, homologa o resultado da Consulta Pública e garante o caráter democrático da UFS.  Infelizmente esta tradição fora interrompida em 2020, através de um golpe orquestrado pelo então reitor Ângelo Antoniolli.

Ao utilizar o pretexto da pandemia de Covid 19 que impedia qualquer participação presencial, e negando a utilização do Sistema SIGEleição para a Consulta tal como ocorrera em outras instituições à época, o Colégio Eleitoral Especial – órgão onde o reitor indica a maioria das cadeiras – desrespeitou o resultado da consulta pública eletrônica organizada pelas entidades, apontando o então vice-reitor, Valter Joviniano Santana, ao posto dirigente máximo da UFS.

 Após uma trajetória de 16 anos como reitor e vice escolhido por consultas públicas, Antoniolli rasga a tradição democrática e deslegitima publicamente o processo, retratando-a como uma “ mera consulta informal” em entrevistas na imprensa.

 A sessão virtual do Colégio Eleitoral Especial, em 15 de julho de 2020, foi entrecortada por uma série de falas em protesto. Para rever a sessão, clique aqui. A ação teve o repúdio de uma série de entidades da sociedade civil, além de nota do ANDES-SN.

Mesmo em meio ao golpe orquestrado pela Administração Acadêmica, as entidades organizaram um processo de escolha virtual em 26 de agosto

O imbróglio abriu brecha para uma intervenção do Ministério da Educação, indicando Liliádia Barreto em 23 de novembro de 2020. A interventora ficou a frente do posto até abril de 2021, quando Valter Joviniano é novamente empossado após negociações junto ao MEC.

Veja também