8 DE MARÇO EM ARACAJU (SE)

Notícias

Nesta sexta-feira (8) aconteceu mais uma edição do Dia Internacional de Luta das Mulheres. O ato unificado partiu da Praça da Bandeira em direção ao Palácio Olímpio Campos. O objetivo era entregar ao governador Fábio Mitidieri (PSD) uma pauta de reivindicações em defesa da vida das mulheres do campo e da cidade, como a ampliação de ações e políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, a privatização da Deso, dentre outras.

Infelizmente o governador não compareceu à solenidade anteriormente marcada no Palácio, em evento alusivo ao 8 de março, o que demonstra o caráter antidemocrático do governo estadual.

A vice-presidenta da ADUFS, Bartira Telles, usou o microfone do carro de som para ressaltar as pautas do dia. “Hoje é dia de dizer que não aceitamos mais desigualdade salarial, falta de representatividade e oportunidade, a sobrecarga do trabalho doméstico não remunerado. Estamos aqui contra a violência e tanto que morremos, seja por por falta de atendimento e atendimento ao aborto legal e seguro, ou porque os homens nos matam. Ainda que o crescimento do fascismo tem tido a nós como alvo.”

Bartira também lembrou do papel da luta das mulheres no enfrentamento à transfobia e demais formas de violência. “Hoje é dia de dizer que sejamos mulheres, cis ou trans, queremos os mesmos direitos, que é parte da luta das mulheres o enfrentamento à transfobia. As mulheres trans são as que tem menor expectativa de vida e as maiores dificuldades de inserção na Educaçao e no Mercado de trabalho.”

Veja também