Dia de luta contra a violência à mulher na UFS

Notícias

Nesta segunda-feira (19), a partir das 15h acontece no hall do Resun a primeira reunião de criação do coletivo Danielle Bispo - um espaço de resistência e interlocução no espaço universitário para luta dos direitos de todas as mulheres que vivem o cotidiano da universidade.

Convocada pelo Sintufs, data coincide com a memória de 6 anos do assassinato de Danielle Bispo dos Santos: mulher, negra, trabalhadora terceirizada, vítima de feminicídio pelo seu ex-companheiro nas dependências da Universidade Federal de Sergipe. Confira o manifesto na íntegra:

SER MULHER NA UFS - UM MANIFESTO - UM CONVITE

Danielle Bispo dos Santos: mulher, negra, trabalhadora terceirizada, brutalmente assassinada pelo seu ex-companheiro nas dependências da Universidade Federal de Sergipe. Danielle carregava consigo o peso das opressões que culminaram em sua morte. Daniele morreu por ser mulher, por ser considerada objeto de posse de um homem; por estar indefesa e invisível em uma estrutura que a vulnerabilizava de todas as formas. Estava na UFS, trabalhando dentro do Resun, e nada pôde protegê-la da violência e do feminicídio...contava apenas consigo mesma.

Feminicídio, racismo, homofobia, transfobia, machismo, precarização do trabalho, desigualdade social, violência sexual, assédio, dependência financeira, chantagem emocional, abandono parental, culpabilidade. A lista de estigmas que nos é imposta política e culturalmente pela sociedade é imensa e carregá-la nas costas é algo que todas, em diferentes graus ou classes, fazemos todos os dias. Não há, na maioria dos casos, divisão de responsabilidade ou solidariedade na luta diária das mulheres para carregar esse peso.

E o peso da morte de Danielle, quem carrega? 

A UFS vêm há tempos silenciando diante das diversas situações de violência vivenciadas pelas mulheres, sem apresentar soluções efetivas, desde a falta de creches até a constante diminuição da segurança nos seus campi.

Nenhuma de nós estará livre ou segura enquanto não virarmos o mundo de cabeça pra baixo. Por isso convocamos todas as mulheres da UFS para a criação do Coletivo Danielle Bispo, um espaço de resistência e interlocução no espaço universitário para lutarmos pelos direitos de todas as mulheres que vivem o cotidiano da universidade. Nosso primeiro encontro será no dia 19/08/19 (dia em que completa 6 anos do assassinato de Danielle), no Hall do RESUN.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AdufsSergipe/

 

Veja também