Seminário aponta desafios para defesa da universidade pública e carreira docente

Sindicato Nacional

Professoras e professores de universidades públicas federais e estaduais do Nordeste se reuniram na sede da ADUFS, nos dias 25 e 26 desse mês (sexta e sábado), para discutir a conjuntura nacional na área da educação e os desafios no que diz respeito aos investimentos públicos e direitos da categoria.

Com o tema “Metamorfose dos Institutos Federais, CEFET e Instituições de Ensino Superior Pública e a desestruturação da Carreira Docente”, o Seminário Inter-regional de Carreira e Verbas das Secretarias Regionais Nordeste I, II e III do ANDES – SN, abordou questões como orçamento público e (des)financiamento da educação no Brasil; carreira docente, salário e desmonte pelos governos; verbas, fundações e dívida pública.

Representando o ANDES-SN, Benedito Libório, 2º vice-presidente regional Nordeste III, destacou o Seminário como um espaço de resistência ao cenário de “ataques aos professores e professoras por parte do Governo Federal, por meio de decretos e medidas que desestruturam a carreira e retiram nossos direitos de afastamento, colocando em xeque a soberania nacional, quando corta recursos para pesquisas”.

O Seminário foi também um momento de reafirmar o diálogo e construção coletiva entre os diferentes segmentos da sociedade como estratégia de defesa da democracia e da educação pública. Entidades como Diretório Central dos Estudantes da UFS, Pastoral da Juventude e Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. “Vivemos um momento em que a universidade pública sofre um ataque histórico, talvez sem precedentes. Por isso, quero saudar as entidades que aqui se somam na defesa da universidade pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e com autonomia”, afirmou Saulo Henrique Silva, vice-presidente da ADUFS-SSIND.

      

Veja também