ADUFS manifesta posição contra FUTURE-SE à Reitoria da UFS

Notícias

Com o objetivo de discutir o FUTURE-SE e outras questões relacionadas à educação superior pública, representantes das categorias docente, de técnicos-administrativos e estudantes se reuniram com o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, no último dia dia 29/10. Pela ADUFS, participaram os diretores Airton de Paula, Marcelo Ueki e Olinto Silveira.

Questionado sobre a sua posição a respeito do programa do Governo Federal, o reitor destacou que a proposta não tem qualquer apoio das instituições de ensino superior e criticou o fato das reitorias não terem sido convidadas a discutir o projeto antecipadamente.

Antoniolli disse ser importante também que, no momento em que o FUTURE-SE for enviado ao Congresso Nacional, seja criada uma Comissão na UFS para ampliação do debate junto à comunidade acadêmica.

O professor Airton de Paula, presidente da ADUFS, frisou que desde o anúncio público do projeto, que o ANDES é contra o FUTURE-SE e instruiu em todos os fóruns deliberativos a realização de ações em oposição à iniciativa do Governo. “A questão maior que o ANDES luta é contra a privatização que na forma da OS seria até uma vergonha, mas também sempre lutamos contra a privatização interna via fundações. Então a nossa posição é ser contra o FUTURE-SE, seja via OS ou fundações, e em defesa da autonomia universitária”, ressaltou.

Ao informarem que Conselhos Universitários de 29 instituições federais de ensino superior já manifestaram oficialmente a rejeição ao FUTURE-SE, os representantes da ADUFS, SINTUFS e DCE apontaram a necessidade da Reitoria articular, em diálogo com todos os segmentos, um processo de rejeição coletiva e institucional também na UFS, dado o propósito de destruição da educação pública federal que caracteriza o programa.

 

 

Foto: Ascom SINTUFS

Veja também