Para enfrentar o coronavírus: auditoria da dívida, suspensão do pagamento dos juros e mais investimento em saúde

Notícias

Como forma de enfrentamento à crise provocada pela pandemia do coronavírus, é fundamental a auditoria da Dívida Pública, suspensão do pagamento dos juros e encargos e destinação dos recursos para a ampliação dos investimentos em saúde, educação, ciência e tecnologia e outras áreas.

Nesse sentido, a Auditoria Cidadã da Dívida, associação da sociedade civil, enviou uma Carta Aberta, nessa segunda-feira (23), às autoridades do Ministério Público e dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário.

Conforme pode ser verificado no gráfico abaixo, a dívida pública tem consumido cerca de R$ 1 trilhão do orçamento federal todo ano.

De acordo com a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, “diante do quadro de pandemia de Coronavírus, o governo deveria decretar uma completa auditoria da dívida pública, acompanhada da suspensão imediata do pagamento dos juros e encargos, a fim de liberar recursos para investimentos relevantes em áreas essenciais à população, como saúde pública, assistência social, educação”.

Fattorelli ressalta ainda que a auditoria deveria preliminarmente identificar quem são os beneficiários da dívida pública brasileira. “Essa identificação será importante para que se possa segregar os grandes beneficiários (bancos, investidores internacionais, especuladores etc.) dos pequenos (famílias e indivíduos, fundos de trabalhadores etc.), pois sequer conhecemos quem são os credores da dívida”, defende.

Confira aqui a íntegra da Carta Aberta

Veja também