Nota de apoio aos/às trabalhadores/as de saúde do Brasil e do mundo

Notícias

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe expressa a sua solidariedade a todas as trabalhadoras e trabalhadores da área da saúde que têm colocado os seus esforços no enfrentamento ao novo coronavírus, colaborando para a preservação das vidas humanas no Brasil e no mundo.

Nesse sentido, a ADUFS apoia as mobilizações de profissionais da saúde, que serão realizadas nessa terça-feira, 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem.

De acordo com o Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), pelo menos 90 mil profissionais de saúde de todo o mundo estão infectados com o novo coronavírus, sendo que já são quase 300 registros de mortes de enfermeiras e enfermeiros pela Covid-19. Mas o Conselho alerta que esses números são certamente maiores, considerando que diversos governos não têm divulgado informações a respeito.

Sobre isso, preocupa o que disse Howard Catton, presidente do ICN: "A cifra de infecções de profissionais de saúde aumentou de 23 mil para mais de 90 mil, achamos, mas isto ainda é uma subestimativa porque não são (números de) todos os países do mundo. Os governos não estão coletando e relatando esta informação sistematicamente. Parece a nós que eles estão fazendo vista grossa, o que achamos que é completamente inaceitável e que cobrará mais vidas".

Igualmente preocupante é o fato da Organização Mundial da Saúde (OMS), que está coordenando a reação global à pandemia, ter afirmado que seus 194 países-membros não estão fornecendo números abrangentes sobre infecções de profissionais de saúde por estarem lidando com uma crise inédita.

Em comunicado, o ICN criticou que “esta incapacidade de registrar tanto os índices de infecção quanto as mortes de profissionais de saúde está colocando mais enfermeiros e seus pacientes em perigo”.

No Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem registrou 75 mortes de profissionais de enfermagem com diagnóstico confirmado e 16 casos suspeitos, além de quase 11 mil afastamentos, sendo cerca de 3 mil com contaminação confirmada e outros 8 mil aguardando resultados ou não-testados.

Diante dessa triste realidade, a ADUFS soma-se ao COFEN e às entidades representativas da Enfermagem e de todas as áreas da saúde na luta por condições de trabalho dignas para as trabalhadoras e trabalhadores que estão na linha de frente da defesa das vidas de mulheres e homens do Brasil e do mundo.

 

Sergipe, 11 de maio de 2020

Diretoria da ADUFS

 

Veja também