Nota unificada das entidades da UFS contra a Portaria nº 442

Notícias

As entidades abaixo subscritas, representantes das diversas categorias da comunidade universitária da UFS, vêm a público repudiar a convocação realizada pela reitoria para reunião do Colégio Eleitoral Especial para o dia 15 de julho, ignorando a Consulta Pública em curso realizada pelas entidades que compõem a comunidade universitária da UFS. Espanta-nos uma convocação para eleição da lista tríplice, sem o prévio diálogo com a comunidade acadêmica e em meio a uma pandemia que, por questões de proteção e prevenção à saúde da população, obrigou as universidades a suspenderem suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais por tempo indeterminado.

Em sua fase final, a Consulta Pública precisou ser também interrompida em cumprimento às orientações e recomendações de saúde, algo que demonstra o respeito e a responsabilidade das entidades que representam a comunidade acadêmica com a preservação da vida e com o combate à pandemia.  A previsão de retorno e retomada das atividades no estado de Sergipe são incertas diante da baixa adesão ao isolamento social e aumento contínuo na ocupação de leitos destinados a pacientes de Covid-19. Nesse cenário de adversidades, existe uma grande probabilidade de que as atividades presenciais até a data da reunião do Colégio Eleitoral, em 15 de julho, não tenham retornado e, consequentemente, sem haver o resultado final da Consulta Pública à comunidade.

Dessa forma, questionamos qual o interesse de uma eleição restrita aos conselhos que não tenha como parâmetro a consulta à comunidade acadêmica? Qual o interesse em apressar este processo quando, em meio a uma das pandemias mais graves de todos os tempos, onde todas as pesquisas científicas indicam o isolamento social, todas as instâncias jurídicas e administrativas estão dilatando seus prazos? O que explica, com base na lógica da conveniência, nesse momento conjuntural haver uma incursão em que se pretende não respeitar uma tradição histórica da UFS, mantida por duas eleições seguidas pelo atual reitor? Para nós está claro que se trata de uma tentativa de golpe e de cercear a voz da comunidade acadêmica que, aberta e democraticamente, debateu com  candidatos e candidatas nos mais diversos Campi da UFS sobre suas propostas para o futuro e os rumos da nossa universidade. 

Lembramos que a lista tríplice deverá ser enviada ao Governo Federal até 60 dias antes do fim do mandato, conforme o Art. 9º do DECRETO Nº 1.916, DE 23 DE MAIO DE 1996, portanto até o fim de setembro de 2020. Diante do exposto, exigimos o adiamento da eleição da lista tríplice até que se conclua a Consulta Pública realizada pela Comissão Eleitoral das entidades que representam a comunidade acadêmica da UFS, legitimada e respaldada em Assembleia Geral Universitária.

Ratificamos que, dentre os meses de fevereiro e março, quatro chapas estiveram em condições de igualdade em diversas oportunidades para discutir com a comunidade seus programas e projetos para a UFS, participando de debates públicos e expondo seus programas no site das entidades. Apesar de suspensa, a Consulta Pública ainda está em curso, e para que a democracia seja respeitada é natural que os conselhos saibam qual o desejo da comunidade acerca da administração nos próximos quatro anos. Não é justo deixar nas mãos apenas dos conselhos da UFS (que não possuem um formato de votação paritária) uma decisão que impacta a todos, e que irá quebrar uma tradição democrática na UFS que remonta a 1984.  

Assim, reiteramos que esta ação da Reitoria é uma medida antidemocrática e autoritária. Exigimos respeito e que a vontade popular seja soberana. Pelo adiamento imediato até segunda ordem da reunião para eleição da lista tríplice.

A comunidade acadêmica deve escolher o seu reitor ou sua reitora! QUEREMOS VOTAR!

 

Sergipe, 8 de junho de 2020.

AAU - Associação Atlética Universitária

ADUFS - Associação dos/as Docentes da UFS

APG - Associação dos Pós-graduandos da UFS

DCE - Diretório Central dos Estudantes da UFS

SINTUFS - Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS

Veja também