Famílias da Ocupação das Mangabeiras conquistam auxílio-moradia

Notícias

Após mais de três semanas acampadas na porta da Prefeitura de Aracaju, e enfrentando o descaso da gestão municipal, as famílias da Ocupação das Mangabeiras conquistaram o recebimento do auxílio-moradia, a ser pago pela administração municipal em até 20 dias.

O encaminhamento, definido em acordo firmado entre as famílias e a Procuradoria Geral do Município, nessa quinta-feira (24/09), é resultado de intensa mobilização das próprias famílias, que resistiram às tentativas de desassistência por parte da Prefeitura. “Depois de muita luta, de 22 dias sem descanso, conseguimos esse direito. A luta continua, por emprego e moradia digna”, frisou Isaias Souza, liderança da Ocupação.

Desde o dia 3 de setembro, quando foi iniciado o acampamento, a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe esteve em solidariedade às famílias.

Isaias destaca que foi fundamental o apoio recebido de organizações do movimento social e sindical. “A Prefeitura fechou as portas pra gente e só conseguimos essa vitória com a ajuda das entidades que removeram pedras para que o diálogo fosse aberto, como a ADUFS e a CSP-Conlutas. Queremos agradecer a todas as entidades que se uniram nessa reivindicação justa”, disse.

O integrante da Ocupação das Mangabeiras ressaltou também a necessidade de políticas públicas efetivas de habitação na cidade e no estado. “Tá na Constituição, todo mundo tem direito à moradia. Mas não temos um projeto de habitação em Sergipe há mais de dez anos e são mais de 25 mil pessoas sem casa em todo o estado”, criticou.

Com o acordo firmado, tendo a mediação do Ministério Público Federal e Defensoria Pública do Estado de Sergipe, as famílias encerraram o acampamento na manhã dessa sexta-feira (25/09).

A diretoria da ADUFS agradece a cada professora e professor que esteve presente e de alguma forma levou solidariedade ao acampamento.

Veja também