Eleições do ANDES acontecerão entre os dias 3 e 6 de novembro

Notícias

Durante o 9º Conad Extraordinário, realizado na semana passada, foi aprovada a retomada do processo eleitoral para a próxima diretoria do ANDES-SN. A votação, online, acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro.

Em respeito às recomendações de distanciamento social como forma de proteção à pandemia da covid-19, as eleições ocorrerão de modo remoto, no modelo telepresencial. Nesse formato, o/a professor/a sindicalizado, via câmera, se apresentará com o seu documento de identidade em uma sala eleitoral virtual, onde receberá um link com limite de tempo para acesso e registro do voto.

De modo a garantir a lisura do processo, as salas virtuais contarão com a presença de fiscais das duas chapas.

Chapas

Duas chapas concorrem à eleição do sindicato nacional. Essas chapas foram inscritas no último dia do 39º Congresso do ANDES, realizado em fevereiro deste ano, em São Paulo, antes do país ser afetado pela pandemia do novo coronavírus.

A Chapa 1, intitulada “Unidade para lutar: em defesa da Educação Pública e das Liberdades Democráticas” tem Rivânia Moura (UERN) para a Presidência; Regina Ávila (UFSC) para Secretaria-Geral; e Milton Pinheiro (UNEB) para 1º vice-presidente. Conheça aqui os/as demais integrantes da Chapa 1.

E a Chapa 2, intitulada “Renova ANDES: Para defender a Educação, a Universidade, os Serviços Públicos, a Soberania Nacional e a Democracia”, tem Celi Taffarel (UFBA) para a Presidência; Luis Antônio Pasquetti (UnB) para Secretaria-Geral; e José Eudes Baima Bezerra (UECE) para 1º vice-presidente. Conheça aqui os/as demais integrantes da Chapa 2.

A posse da diretoria eleita está prevista para dezembro, na Plenária de Abertura do 10º Conad extraordinário.

Campanha

A campanha foi reiniciada no dia 1 desse mês, e vai até o dia 2 de novembro, sendo exclusivamente de forma virtual, incluindo os debates entre as chapas, que serão amplamente divulgados pelo ANDES-SN e seções sindicais.

Também será garantido aos/às sindicalizados/as o acesso ao material de campanha das chapas, de forma virtual e isonômica, através dos meios de contato online que as seções sindicais possuem e também no site do ANDES-SN.

Prezando pela transparência, o ANDES contratará uma empresa especializada para a realização do pleito, bem como uma empresa de auditoria para acompanhar todo o processo.

Outras informações

A Comissão Eleitoral estabeleceu definições sobre uma série de outros assuntos, como envio de mensagens por correio eletrônico, redes sociais, fake news, denúncias, dentre outros. Leia aqui a circular.

Em breve, a Comissão Eleitoral encaminhará o cronograma eleitoral completo e as informações mais específicas sobre o funcionamento do formato tele presencial.

Veja também