Comitê organiza Plano de Ação em defesa da Democracia na UFS e contra a Intervenção

Notícias

Na tarde desta quarta-feira (20), diversas organizações representativas de docentes, estudantes, técnico-administrativos e da sociedade civil participaram da primeira reunião do Comitê Sergipano contra a Intervenção e em Defesa da Democracia e da Autonomia na Universidade Federal de Sergipe, lançado no início da semana, em ato público no Hall da Reitoria da universidade.

Única universidade pública sediada em Sergipe, a UFS é essencial para a produção de conhecimento, pesquisas científicas, projetos de extensão e formação de profissionais em diferentes áreas. Em meio à pandemia do novo coronavírus, esse patrimônio do povo sergipano vive dias ruins, mas a comunidade acadêmica e a população estão mobilizadas para defendê-lo.

Durante a reunião, a professora Josefa Lisboa, vice-presidenta da ADUFS, lembrou das dificuldades enfrentadas pela categoria docente e dos males gerados pelo autoritarismo. "Sem a vacina não há possibilidade de retorno presencial às aulas. Essa pressão atormenta os professores, que vivem o dilema de querer voltar às atividades presenciais quando a crise sanitária estiver controlada e medo de represália no caso de não retornarem antes do controle da pandemia. Os interventores estão trabalhando e colocando em andamento a necropolítica. A volta às aulas sem vacina é um exemplo disso”, frisou.

Por compreender como inconcebível qualquer tipo de autoritarismo e prática antidemocrática numa universidade pública, o Comitê defende a deposição da interventora Liliádia Barreto, nomeada em novembro de 2020 pelo MEC, e reivindica o respeito à Consulta Pública paritária para a escolha da administração da UFS, realizada pelas entidades durante o ano de 2020, um processo que também foi desrespeitado pelo ex-reitor Angelo Antoniolli.

Na atividade, uma série de encaminhamentos contra a intervenção e em defesa da democracia na universidade foram definidos e serão publicizados nos próximos dias.

O Comitê está aberto à participação de todos e todas que defendem a democracia e a autonomia universitária.

 

Veja também