Em Memória das vítimas da Ditadura de 1964. Uma nota.

Notícias

A Diretoria da ADUFS vem a público manifestar seu total repúdio a todos(as) aqueles e aquelas que pretendem comemorar, neste março de 2021, o golpe de estado de 1964 e a ditadura que se seguiu ao golpe.

A justiça brasileira cometeu um erro terrível ao liberar essa tal comemoração macabra. Houve tortura, houve crime, houve exílios... A democracia foi golpeada em tudo, conforme comprovam diversas fontes históricas: trabalhos de pesquisa, artigos de revistas e jornais, documentários, depoimentos de atingidos(as), programas de televisão e todo um cancioneiro, que até hoje se tornaram a memória daqueles tempos nefastos.

Vivemos 20 anos de tempos obscuros com uma herança inflacionária, endividamento público e desigualdade social sem tamanho. Sendo assim, nada temos a celebrar, mas muito a repudiar.

Prestemos toda nossa atenção aos que pretendem comemorar esse golpe e sua ditadura: uma extrema direita que tem levado o país ao caos, uma gente beligerante e sem compromisso com a vida.

Nesse momento, a nossa comoção vai para as vítimas da ditadura civil-militar de 1964.

Somos solidários com homens e mulheres que foram presos(as), torturados(as), assassinados(as), exilados(as) ou tiveram seus corpos desaparecidos. Conclamamos a todas as pessoas que fazem a Universidade Federal de Sergipe a afirmarem conosco: Golpe nunca mais. Ditadura nunca mais. Tortura nunca mais.

Diretoria da ADUFS, 30 de março de 2021.

Veja também